Os resultados de pesquisa apresentados até este ponto retratam a situação do setor de software brasileiro, considerando como tal o universo de empresas que desenvolvem software conforme explicitado quando da definição da população alvo da pesquisa (vide o item O Trabalho de Pesquisa na parte I desta publicação); ou seja, empresas desenvolvedoras de software pacote para comercialização – packaged software, software sob encomenda para terceiros – custom software, software embarcado – bundled e embedded software, ou software para Internet – Internet software, além das empresas distribuidoras ou editoras de software de terceiros.
A informação, colocada à disposição no formato agregado apresentado, permite uma visão panorâmica sobre todo o conjunto de questões levantadas amostralmente junto a tais empresas.
Este conjunto cobriu indicadores em seis áreas-chave: (i) sistemas da qualidade; (ii) qualidade de processos de software; (iii) qualidade de produtos de software; (iv) gestão da força de trabalho; (v) relacionamento com os clientes; e (vi) procedimentos para a qualidade.
A leitura de uma informação é peculiar a cada analista, a partir de sua experiência e de acordo com suas necessidades e estratégia de análise definida, de modo a transformar a informação bruta em inteligência a ser usada para tomada de decisões.
Assim sendo, diferentes tipos de desagregação podem ser desejáveis para atender a interesses distintos de descrição e análise, como por exemplo comparações regionais, distinção entre grupos de empresas com ou sem determinada característica, testes de hipóteses para empresas de portes diferenciados, dentre outros.
Neste capítulo, assim como apresentado na edição anterior que divulgou os resultados da pesquisa para o ano-base de 1997, optou-se pela exposição de resultados detalhados segundo as atividades das empresas no tratamento de software.
Ao título de cada tabela que se segue foi incorporado o nome da tabela ou gráfico correspondente nos capítulos anteriores, dedicados a resultados globais.
À exceção das tabelas 50 e 81, todos os valores apresentados são expressos em termos percentuais, cujas distribuições obtidas apresentam diferenças pouco significativas para algumas questões e grande variabilidade para outras, geralmente quando se trata do segmento de empresas desenvolvedoras de software embarcado versus os demais segmentos.
O conjunto de tabelas gerado é bastante extenso e permitirá diferentes leituras e interpretações a cargo de cada leitor.
Índice de Tabelas de Resultados Desagregados