DEFINIÇÕES BÁSICAS
Projetos cooperativos são aqueles que se enquadram em uma das seguintes categorias:
1. aqueles orientados para o desenvolvimento de novos produtos ou processos e/ou para o melhoramento/aperfeiçoamento de produtos e processos de produção e são desenvolvidos por empresas em conjunto com as Instituições de Ensino e Pesquisa - IEP localizadas no território nacional;
2. aqueles desenvolvidos por empresas em conjunto com as IEP’s com o objetivo de realização de atividades tecnológicas em fases pré-competitivas, ou seja, com o objetivo de promover desenvolvimento da base científica e tecnológica que possa ser compartilhada por diversas empresas e instituições de pesquisa, em conjunto ou individualmente, para fundamentar o desenvolvimento de novos produtos ou processos e/ou para o melhoramento/aperfeiçoamento de produtos e processos de produção.
TIPOS DE PROJETOS COOPERATIVOS CONSIDERADOS
Projetos Cooperativos Pré-competitivos: são caracterizados por desenvolvimentos científicos e tecnológicos, envolvendo os diversos agentes do processo de inovação, que representam a geração de insumos ou partes de processo que não resultam diretamente na diferenciação dos produtos e/ou processos, podendo ser compartilhados entre diversas empresas.
Projetos Cooperativos Empresariais: são aqueles que envolvem os diversos agentes do processo de inovação, visando a geração de novos produtos e/ou processo ou que possam acarretar diferenciação em produtos e/ou processos já existentes, afetando o padrão de concorrência e, neste caso, podem ser apropriados de forma diferenciada pelas empresas envolvidas.
Projetos Cooperativos Estratégicos: são projetos que, reunindo os diversos agentes do processo de inovação, visam à superação de problemas e gargalos científicos, tecnológicos, econômicos e sociais identificados pelos governos federal, estadual e municipal, em particular aqueles dos Fóruns de Competitividade do MDIC.