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Pesquisas Realizadas
Qualidade e Produtividade no Setor de Software Brasileiro
Resultados de Pesquisas
Pesquisa 1999
Índice Remissivo de Tabelas e Gráficos
Qualidade
Resultados Desagregados
Tabelas
Tabela 50 - Localização geográfica da matriz das empresas
Tabela 51 - Origem do capital majoritário das empresas
Tabela 52 - Atividades características das empresas em Tecnologia da Informação
Tabela 53 - Porte das empresas, segundo comercialização bruta anual proveniente de software
Tabela 54 - Porte das empresas, segundo a força de trabalho efetiva
Tabela 55 - Tipos de software desenvolvidos pelas empresas
Tabela 56 - Registro dos direitos autorais dos programas de computador
Tabela 57 - Distribuição das empresas, segundo número de mestres - dez/1998
Tabela 58 - Distribuição das empresas, segundo número de doutores - dez/1998
Tabela 59 - Distribuição das empresas, segundo número de profissionais certificados em qualidade - dez/1998
Tabela 60 - Distribuição das empresas, segundo número de
Tabela 61 - Formas adotadas pelas empresas para promover atualização da força de trabalho
Tabela 62 - Biblioteca técnica especializada
Tabela 63 - Capacitação dos funcionários das empresas
Tabela 64 - Capacitação dos gerentes das empresas
Tabela 65 - Investimentos das empresas em capacitação para melhoria da qualidade ? 1998
Tabela 66 - Investimentos das empresas em capacitação em Engenharia/Tecnologia de Software ? 1998
Tabela 67 - Distribuição das empresas, segundo número de profissionais envolvidos com desenvolvimento e manutenção de software ? dez/1998
Tabela 68 - Distribuição das empresas, segundo número de profissionais envolvidos em atividades de P&D - dez/1998
Tabela 69 - Distribuição das empresas, segundo número de profissionais envolvidos com marketing e vendas - dez/1998
Tabela 70 - Flexibilidade na jornada de trabalho para os profissionais de desenvolvimento de software
Tabela 71 - Métodos para apoiar a participação dos funcionários na solução de problemas
Tabela 72 - Avaliação de desempenho dos funcionários
Tabela 73 - Realização de pesquisas de satisfação dos funcionários
Tabela 74 - Distribuição de resultados para os funcionários
Tabela 75 - Elaboração de planos estratégicos, planos de negócios ou planos de metas
Tabela 76 - Inclusão de metas ou diretrizes para qualidade nos planos
Tabela 77 - Existência de gerente do sistema da qualidade ou função equivalente
Tabela 78 - Apropriação de custos da qualidade
Tabela 79 - Implantação de programa da qualidade total, sistema da qualidade ou similar
Tabela 80 - Ano de implantação do programa da qualidade total ou similar
Tabela 81 - Certificação do sistema da qualidade
Tabela 82 - Conhecimento da Norma ISO/IEC 12207 ? Information Technology ? Software Life Cycle Process
Tabela 83 - Conhecimento do modelo CMM
Tabela 84 - Conhecimento do modelo SPICE
Tabela 85 - Conhecimento da Norma ISO/IEC 12119
Tabela 86 - Conhecimento da Norma NBR 13596 (ISO/IEC 9126)
Tabela 87 - Avaliação de produtos baseada nas normas NBR 13596 (ISO/IEC 9126) e ISO/IEC 12119
Tabela 88 - Realização de pesquisas de expectativa dos clientes
Tabela 89 - Realização de pesquisas de satisfação dos clientes
Tabela 90 - Estruturas de atendimento e resolução de reclamações
Tabela 91 - Utilização de dados de pesquisa ou de reclamações na revisão de projetos ou especificação de novos produtos
Tabela 92 - Terceirização em desenvolvimento e manutenção de software - 1998
Tabela 93 - Terceirização de serviços de marketing e vendas - 1998
Tabela 94 - Métodos de Engenharia de Software utilizados para prevenção de defeitos
Tabela 95 - Métodos de Engenharia de Software utilizados para detecção de defeitos
Tabela 96 - Planejamento e registro dos testes de software
Tabela 97 - Outras práticas de Engenharia de Software adotadas
Tabela 98 - Ferramentas de desenvolvimento utilizadas
Tabela 99 - Documentação adotada
Tabela 100 - Métricas utilizadas para medir a qualidade dos processos de software
Tabela 101 - Métricas utilizadas para medir a produtividade dos processos de software
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