As organizações associadas SOFTEX que participaram da Pesquisa Censo SW são, eminentemente, jovens, com fundação posterior a 1990. Quase 7% delas foi fundada até 1980 e pouco mais de 27% teve suas atividades iniciadas entre 1981 e 1990. Ou seja, quase 66% delas começaram a funcionar de 1991 para cá, com percentual médio anual de 6,3% entre 1991 e 2000, correspondendo à fundação, em média, de 44 organizações por ano, no mesmo período.
A Tabela 03 – Evolução do Número de Organizações, segundo Variáveis Temporais apresenta os resultados não só quanto ao ano de fundação, como também ao início das atividades em Informática e associação à SOFTEX.
A Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SOFTEX é a entidade gestora do Programa SOFTEX, instrumento de apoio à produção e comércio do software brasileiro. Criado pelo CNPq em 1993, como Programa SOFTEX 2000, foi reformulado por ocasião do término de sua vigência, de acordo com a nova política brasileira de software (veja Anexo 2).
Inicialmente chamada Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software, a SOFTEX também foi reformulada na mesma época, adaptando-se aos novos tempos. Hoje, a entidade promove a excelência da tecnologia nacional visando atender à demanda local e, conseqüentemente, atingir o mercado global.
Tabela 03 – Evolução do Nº de Organizações, segundo Variáveis Temporais
A evolução do número de organizações, tomando como referência o ano de fundação ou de início das atividades em Informática, é praticamente a mesma, com médias anuais em torno de 6,5%, no período de 1991 a 2000.
O mesmo, contudo, não pode ser dito quanto à associação dessas organizações à SOFTEX. No mesmo período de 1991 a 2000, observada a data de criação do Programa SOFTEX em 1993, a média anual é de 9,9%, o que corresponde a 61 organizações por ano. Este desempenho é ainda mais acentuado se considerarmos apenas a segunda metade da década, quando temos uma média anual de 13,7%, correspondendo à associação de 77 organizações por ano. Cabe destacar que 148 organizações, o que equivale a 21,2% da base pesquisada, não foi capaz de explicitar a data de adesão ao SOFTEX.
O grande ganho de organizações associadas à SOFTEX ocorreu nos anos de 1998 e 1999, quando se conseguiu a adesão de 184 organizações. Em 2000, ainda que inferior, ocorreu um volume substancial de associações - 77 organizações, o mesmo podendo ser dito quanto a 2001, com 61 organizações. Este último resultado chama ainda mais a atenção, em virtude dos dados da pesquisa referirem-se aos 2 primeiros quadrimestres do ano. Aliás, nestes últimos 4 anos a SOFTEX conseguiu a adesão de mais de 58% das suas associadas atuais.
Gráfico 01 – Evolução Temporal das Organizações
A Tabela 04 – Distribuição Geográfica das Organizações mostra que existe uma forte concentração nas regiões Sul e Sudeste, que congregam, juntas e com a mesma participação, 73% das associadas SOFTEX.
Tabela 04 – Distribuição Geográfica das Organizações
É importante observar que nesta distribuição foi considerado o local da sede da organização (veja Anexo 3), que pode estar em uma Unidade da Federação e ser associada a um Núcleo Regional SOFTEX de outra Unidade da Federação, como detalhado na Tabela 05 – Distribuição Geográfica das Organizações, segundo Núcleos Regionais. O Rio Grande do Norte, por exemplo, tem 2 organizações associadas, sendo uma ao Núcleo da Paraíba e outra ao de São Paulo (ITS).
Santa Catarina apresenta o maior volume de organizações associadas, sendo apenas 2 fora do estado, uma ao Rio Grande do Sul e outra ao Distrito Federal. Estes dois Núcleos – SOFTSUL e TECSOFT, bem como o BLUSOFT, são os que têm maior número de associados fora da sua área geográfica de atuação, enquanto o estado de São Paulo apresenta-se como aquele que tem o maior volume de organizações filiadas a Agentes SOFTEX de outros estados: são 129 organizações filiadas a 9 Núcleos Regionais distintos, sendo 4 localizados no próprio estado.
Tabela 05 – Distribuição Geográfica das Organizações, segundo Núcleos Regionais
As organizações associadas à SOFTEX são também filiadas a outras entidades representativas do setor de software no Brasil, especialmente a ASSESPRO, que congrega 1/4 das organizações, e a SUCESU, com 18%, como pode ser visto na Tabela 06 – Distribuição das Organizações, segundo Filiação a Associações.
Tabela 06 – Distribuição das Organizações, segundo Filiação a Associações