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Região Sudeste lidera medalhas de ouro na Obmep
04/02/2009 - 10:11

Os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e da Educação, Fernando Haddad, anunciaram nesta terça-feira (3), em Brasília, os resultados da 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Três estudantes do Ceará estão entre os medalhistas de ouro, sendo que também é do estado os tri-campeões em ouro da região Nordeste.

Oito estudantes de Mina Gerais estão entre os medalhistas de ouro, cabendo também ao estado o primeiro lugar dos tri-campeões em ouro da região Sudeste. A região é ainda a primeira colocada em alunos com tri-campeonato de ouro, com um total de 21 estudantes. Nesta edição, Minas Gerais conquistou 80 medalhas de ouro, o Rio de Janeiro 59 e São Paulo 55.

Das 40.397 escolas públicas do País que inscreveram alunos no certame, 11.858 são da região Sudeste. Destas 11.153 classificaram 297.889 estudantes para a segunda e última fase que ocorreu em novembro passado.

A Olimpíada é uma iniciativa dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), do Rio de Janeiro, e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A competição premia 3 mil alunos, sendo 300 com medalhas de ouro, 900 com prata e 1800 com bronze. Todos os alunos premiados recebem bolsas de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq/MCT), no valor de R$ 100 por um ano.

A competição é realizada em duas fases. Na primeira fase desta edição foram selecionados 800 mil alunos, entre os mais de 18 milhões matriculados em 40.397 escolas públicas de 5.493 municípios.

A Obmep supera suas metas desde a primeira edição, em 2005, quando se inscreveram 10,5 milhões de alunos de mais de 31 mil escolas distribuídas em 5.199 cidades. Em 2006, a 2ª competição alcançou 14 milhões de estudantes de 32,6 mil escolas federais, estaduais e municipais. Mas a surpresa veio em 2007, na 3ª edição, quando o número de inscritos surpreendeu a organização e comprovou que existia uma mobilização por parte dos mestres e estudantes. Naquele ano, cerca de 120 mil professores voluntários participaram da iniciativa, que teve 17,3 milhões de alunos, de 38,5 mil escolas.

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