O que o programa espacial proporcionará ao Maranhão, sede do principal centro de lançamento do País? Essa pergunta é o tema da palestra que o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), Carlos Ganem, profere no 2º Seminário de Tecnologias Estratégicas Brasil e Itália, que se realiza em São Luis (MA), como parte da programação da Amazontech 2008.
O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de Ciência e Tecnologia (Consecti), termina hoje.
Amazontech
Em um estande de 32m², a AEB apresenta aos visitantes réplicas dos veículos Lançador de Satélites (VLS) e de Sondagem Booster (VSB-30). Os foguetes originais devem ser lançados do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, em 2009 e 2011, respectivamente. Uma maquete do Satélite de Coleta de Dados (SCD), também está em exposição.
A empresa brasileira-ucraniana Alcântara Cyclone Space (ACS) participa do evento junto com a AEB. Ela expõe, pela primeira vez no Maranhão, a réplica do foguete ucraniano Cyclone 4, que deve ser lançado de Alcântara a partir de 2010. O objetivo da ACS é comercializar lançamento de satélites. O primeiro lançamento deve levar um nanosatélite japonês.
Para jovens e crianças, a AEB oferece no evento mini-oficinas e lançamentos de foguetes didáticos até sábado (29), das 14h às 21h. A entrada é franca.