No passeio os alunos também conhecem o processo de fabricação das vacinas contra a febre-amarela e sarampo
Um passeio interativo pelo universo da saúde pública brasileira. Essa é a proposta do estande Saúde: Evolução e Diversidade, montado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Ministério da Saúde (MS) na 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.
No espaço, visitantes de todas as idades podem se divertir e aprender. Os adolescentes podem jogar o passa ou repassa, que testa os conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Os mais novos participam de uma oficina de vídeo conduzida por uma equipe da videosaúde, onde aprendem como são feitas as produções que tratam destes temas.
Outra atração para as crianças é o zoo-fenaquistoscópio, brinquedo óptico que revela os primeiros passos da imagem em movimento. O estande, que tem 213 metros quadrados, apresenta ainda uma exposição sobre os 20 anos do SUS com 24 grandes painéis que retratam a história do sistema.
No passeio, os alunos também conhecem o processo de fabricação de vacinas. No mini-laboratório Bio-Manguinhos são feitas as vacinas contra febre-amarela e sarampo. Mais à frente, os visitantes são apresentados ao Inspetor Silva, personagem criado pelos alunos do programa de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília.
Outra atividade mostra a influência do meio ambiente sobre nossa saúde. Na maquete Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida, o visitante é convidado a alterar as peças que representam o cerrado e, com a ajuda de um jogo de cartas, descobrem os impactos ambientes.