Como instituto nacional do MCT o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas tem empenhado esforços para expandir o escopo de sua atuação através de iniciativas como o estabelecimento de convênios com outras instituições nacionais visando à realização de atividades de pesquisa em parceria e à formação de novos grupos em regiões do país onde a pesquisa em Física não se encontra no mesmo patamar da região em que se situa o CBPF.
A instituição tem desempenhado papel relevante em colaborações com instituições internacionais de todos os continentes, tais como CERN e CNRS, da Europa; FERMILAB, dos Estados Unidos; Russian Gravitation Society, da Rússia; Projeto Observatório Pierre Auger.
Destacamos em 2004, como resultado da consistente participação de pesquisadores do CBPF no Projeto de Cooperação Internacional Pierre Auger e do empenho em estimular o intercâmbio científico, o estabelecimento de acordo com o CNRS para a permanência em nosso instituto, por um período de três anos, de um pesquisador visitante (Directeur de Recherche). Isto deverá fortalecer ainda mais a participação do CBPF no Projeto Auger e estimular a formação de recursos humanos na área de raios cósmicos.
Também no sentido de fortalecer sua atuação na área de Física de Altas Energias, a instituição tem procurado, especialmente através da submissão de projetos às agências financiadoras, obter recursos que permitam minorar as dificuldades impostas pelas restrições orçamentárias.
Em 2004, foi apresentada emenda parlamentar à Subcomissão de Ciência e Tecnologia da Câmara e do Senado Federal destinada a apoiar a participação em projetos internacionais em Altas Energias. Atualmente, estão sendo feitos esforços junto ao CNPq e à FINEP para conseguir os recursos necessários a fim de viabilizar a participação de grupos do CBPF em grandes projetos internacionais.
|