Esta seção apresenta informações sobre acesso ao financiamento externo - fundos de financiamento, organismos e agências internacionais - com seus respectivos documentos legais e roteiros básicos.
As agências internacionais atuam nas atividades de cooperação bilateral e multilateral, amparadas nos Acordos Básicos de cooperação científica e tecnológica firmados pelo Governo Brasileiro.
As atividades de cooperação são estabelecidas por meio de convênios bilaterais com instituições congêneres de outros países, programas multilaterais e afiliação às instituições internacionais governamentais e não-governamentais, asseguradas por pagamento de contribuições anuais e têm por finalidade contribuir para a transferência de conhecimentos e experiências que podem ser relevantes para os esforços de desenvolvimento.
Os instrumentos disponibilizados se destinam a complementar e a fortalecer os meios que os países beneficiários dispõem para alcançar os objetivos propostos, de interesse mútuo, em cada programa. As ações desenvolvem-se em campos estratégicos e procuram privilegiar a participação de outros setores nos esforços de cooperação.
|