Avaliação e Revisão dos Indicadores e Métodos
de Medição da Qualidade e Produtividade
Avaliar conceitos e metodologias de mensuração da qualidade e produtividade à luz das fontes de dados e estatísticas existentes e sua adequação as necessidades do PBQP, propondo aprimoramentos ou adaptações das fontes e das metodologis de cálculo. Envolverá uma discussão metodológica ampla e redundará na elaboração de dois documentos, de cunho metodológico, sobre:
indicadores de produtividade;
critérios para a geração de indicadores da qualidade.
Coordenador: IPEA
Desenvolvimento da Infra-estrutura de Serviços Tecnológicos
Trata do apoio e fortalecimento da infra-estrutura de serviços tecnológicos, compreendendo: metrologia, normalização técnica e certificação de conformidade, informação tecnológica, tecnologias de gestão e propriedade intelectual.
Coordenador: MCT
Ampliação e Consolidação da Qualidade e Produtividade na Indústria
Visa contribuir para a melhoria da competitividade dos setores industriais, articulando seus esforços no sentido de elaborar termos de referência que tracem um diagnóstico da situação atual, seus pontos fortes e fracos e as estratégias de ação para superar as dificuldades identificadas, abarcando a questão da qualidade, produtividade, desing, tecnologia e gestão ambiental.
Coordenador: CNI
Melhoria da Qualidade e Produtividade no Comércio
Desenvolvimeto de esforços de conscientização , mobilização, sensibilização para a Qualidade e Produtividade de forma segmentada junto aos subsetores: lojista, atacadista e supermercadista, com o desenvolvimento de um termo de referência para cada um destes subsetores, que balizará as ações respectivas.
Coordenador: MICT
Qualidade e Produtividade no Processo de Comércio Exterior
Visa consolidar e complementar a nova sistemática administrativa do comércio exterior brasileiro, integrando atividades da SECEX, SRF, Banco Central, MRE, buscando simplificar procedimentos, agilizar prazos e melhorar a qualidade do atendimento aos usuários dos serviços, contribuindo para o aumento da competitividade do país.
Coordenador: MICT
Melhoria da Qualidade e Produtividade em Serviços
Promover a melhoria dos indicadores da Qualidade e Produtividade dos segmentos do Setor de Serviços, com a finalização dos Termos de Referência e desenvolvimento de projetos nos subsetores de Transportes, Serviços Terceirizáveis, Software, Cinema e Audiovisual, Administração Imobiliária e Livro, além do início dos trabalhos no subsetor de Turismo.
Desenvolver esforços de conscientização e mobilização para a Qualidade e Produtividade, sensibilizando outros segmentos do Setor de Serviços.
Coordenador: MICT
Competitividade da Cadeia Agroprodutiva
Propõe a análise das oportunidades e problemas através do estudo de 18 cadeias agroprodutivas, que resultará em recomendações de políticas públicas para a agricultura, visando contribuir para o aumento da competitividade dessas cadeias, com redução de disfunções, melhoria do desempenho e redução de custos.
Coordenador: MAA
Selo Agrícola
Está desdobrado em 4 frentes, que são:
Análise de Risco e Controle de Pontos Críticos no Processamento industrial de produtos de origem animal e vegetal, substituindo a inspeção do produto final pelo controle e auditoria dos pontos críticos dos processos de produção, corrigindo suas não conformidades;
Novilho precoce: incentivo do aumento da produtividade com a aplicação de tecnologia de produção de novilho precoce;
Fruticultura irrigada: produção de frutas de qualidade tipo exportação;
Agricultura orgânica: produtos diferenciados por serem produzidos limpos de resíduos tóxicos.
Coordenador: MAA
Articulação da Iniciativas Estaduais
Articulação e apoio ao desenvolvimento de programas estaduais da Qualidade e Produtividade, promovendo a integração de informações, experiências e iniciativas de âmbito estadual.
Coordenador: IBQP
Qualidade e Produtividade nas Micro e Pequenas Empresas
Desenvolvimento de atividades específicas voltadas para o segmento das micro e pequenas empresas, com adequação das ferramentas da qualidade para aplicação nesse universo, abrangendo metodologias de gestão, certificação ISO-9000 e 14000 para micro e pequenas empresas, com produção e divulgação de material institucional, formação de multiplicadores, e apoio à implantação das metodologias nas empresas de pequeno porte.
Coordenador: SEBRAE