Um grupo internacional de astrônomos e comunicadores de ciência promove em agosto, até o dia 23, uma série de atividades em escolas públicas do Acre e Rondônia. Esta é a primeira vez que o programa GalileoMobile vem ao Brasil. O objetivo é levar conhecimento e diversão através da Astronomia para cerca de 2 mil estudantes e 150 educadores da região.
O programa itinerante traz a expedição apelidada de BraBo, a sigla é resultado da junção das primeiras sílabas de Brasil e Bolívia, países que estão na rota desta temporada. Durante dezenove dias, alunos do ensino secundário poderão realizar observações da Lua, identificar constelações, classificar galáxias e construir relógios solares, entre outras atividades. No Acre, as ações serão realizadas nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. Já em Rondônia as atividades acontecem em Cacoal e Aldeia Suruí.
Parte do material a ser utilizado nas oficinas foi concedida pelo Desenvolvimento da União Astronômica Internacional (OAD, na sigla em Inglês), pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e pelo projeto Universe Awareness (Unawe). O restante foi obtido por uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding).
Coordenam a parte brasileira da expedição Patrícia Spinelli, pesquisadora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), e Eduardo Penteado, pesquisador da Universidade de Nijmegen, na Holanda. A temporada no brasileira tem o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).
Mais informações em galileo-mobile.org.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do Mast