Na segunda-feira (4), terá início o 3º Workshop de Tecnologia Social na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus. Promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI), por meio da Coordenação de Tecnologia Social, o evento busca mostrar como a ciência e o conhecimento adquirido a partir das pesquisas que o Inpa realiza podem melhorar a vida da população.
O workshop se encerra na terça-feira (5) e servirá ainda como oportunidade para debater e encontrar soluções para tornar as tecnologias sociais cada vez mais presentes no cotidiano das comunidades amazônicas. O Inpa tem 23 projetos registrados como tecnologias sociais e muitos deles estarão em exposição durante o evento.
Haverá palestras de professores conhecidos nacionalmente pelo engajamento nas temáticas de inclusão social. Pesquisadores, estudantes, pequenos produtores, associados, cooperativados e demais interessados ainda podem se inscrever. As inscrições são gratuitas.
Leia mais.
Astronomia
Da segunda até o dia 23, um time internacional de astrônomos e comunicadores de ciência visitará os estados do Acre e Rondônia para realizar atividades educativas em escolas de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul (no Acre) e de Cacoal (em Rondônia). O programa, chamado GalileoMobile, está no Brasil pela primeira vez e tem a intenção de levar conhecimento e diversão por meio da astronomia para cerca de 2 mil estudantes e 150 educadores da região.
Durante o período, os dois estados receberão pesquisadores e comunicadores de ciência da América Latina e da Europa para compartilhar experiências e conhecimento sobre o céu. E alunos do ensino secundário poderão realizar observações da Lua, identificar constelações, classificar galáxias e construir relógios solares, entre outras atividades.
A expedição, apelidada de BraBo – acrônimo que liga os dois países da rota, Brasil e Bolívia –, segue para os estados do Acre e Rondônia depois de passar pela região de Pando, na Bolívia. A pesquisadora Patrícia Spinelli, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) e membro do GalileoMobile desde o início do projeto, em 2008, coordena a parte brasileira da expedição junto com Eduardo Penteado, pesquisador da Universidade de Nijmegen, na Holanda.
Pré-sal
Na quarta (6) e na quinta-feira (7), acontece, na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro, a 17ª edição do Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (Spolm). Com o tema “Amazônia Azul: a pesquisa operacional na busca da eficiência logística para exploração das riquezas do pré-sal", a programação do encontro conta com palestras, workshops, mesas-redondas, minicursos e apresentação de artigos.
O simpósio é organizado pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (Casnav). Reúne, anualmente, cerca de 1.500 participantes dos setores acadêmico e militar, da iniciativa privada, de órgãos do governo e do setor produtivo de bens e serviços. O pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) Renato Portugal será um dos palestrantes no encontro e abordará o tema “Teoria da informação quântica”.
Saiba mais.
Inpe 53 anos
O Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe/MCTI) – localizado em São José dos Campos (SP) – terá uma programação especial, na próxima semana, para comemorar os 53 anos da unidade de pesquisa, criada em 3 de agosto de 1961. Na quarta-feira (6), um concerto da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos será realizado no Teatro Municipal.
Também na quarta, pela manhã, será celebrada uma missa na capela do instituto. Cerimônia na sexta-feira (8) homenageará os servidores que completaram dez, 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de atividades, aqueles que recentemente se destacaram nas carreiras de Pesquisa, Gestão e Desenvolvimento Tecnológico e, ainda, os aposentados durante o último ano.
Escola de inverno
Neste ano a Escola de Inverno do Observatório Nacional (ON/MCTI) – evento já tradicional da Coordenação e Astronomia e Astrofísica – traz como novidade uma programação específica voltada para alunos do ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro: Astronomia para a Escola.
Essa nova atividade, que acontecerá na sexta-feira (8), é a primeira edição e receberá uma turma de 40 alunos do Colégio Estadual Professor Ernesto Farias. A programação inclui palestras com os pesquisadores além de uma visita ao campus e às cúpulas.
Astronomia para a Escola será realizado periodicamente no ON. Professores e colégios interessados em participar do próximo evento devem fazer contato. Saiba mais.
Fórum RNP
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCTI) está com as inscrições abertas para a terceira edição do Fórum RNP, que acontece de 2 a 4 de setembro, em Brasília. O evento deste ano terá como tema e-saúde.
Voltado a profissionais e fornecedores de tecnologias da informação e da comunicação (TICs), pró-reitores e diretores de universidades, coordenadores de projetos de pesquisa e gestores públicos, o fórum colocará em debate o papel das TICs no que tange às necessidades, alternativas e desafios atuais colocados aos profissionais da área, no desenvolvimento da saúde, assim como na capacitação de recursos humanos.
O evento abordará assuntos como governança e liderança, cloud computing, mobilidade, gestão de identidade, segurança e privacidade, legislação e regulamentação, telessaúde e telemedicina, e-ciência, redes e novas tecnologias.
Os interessados em participar do encontro devem se inscrever no site forum.rnp.br.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI