Gabriela foi uma das vencedoras do concurso. Foto: Fabiana Souza/Ascom do MCTI
Dez alunos do ensino médio de escolas públicas do Rio Branco (AC) receberam, neste domingo (27), um kit com itens educativos, como prêmio pela elaboração das melhores frases com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2014: “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”.
A SNCT é um evento organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e acontece anualmente no período de outubro e novembro, em todas as regiões do país. Em Brasília, ela acontecerá de 13 a 19 de outubro.
Organizada pelo departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do ministério, a premiação ocorreu na ExpoT&C, onde a pasta tem um espaço para apresentar as instituições vinculadas à pasta.
“Aqui mostramos, de maneira interativa, lúdica e participativa, cada um dos institutos do ministério sua missão, o tipo de atividade desenvolvida e as características das pesquisas produzidas em cada um deles”, explica o diretor de Popularização e Divulgação de Ciência e Tecnologia do MCTI. Douglas Falcão. “Além disso, também temos um espaço de palestras e de publicações que são distribuídas para as pessoas”.
Frases
O concurso contemplou dois alunos por dia ao longo da semana em que ocorreu a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Acre (Ufac).
A estudante Gabriela Queiroz Mendonça, de 13 anos, foi uma das ganhadoras. Ela conquistou o primeiro lugar na sexta-feira (25) com a frase: A ciência é o conhecimento que nos permite compreender o mundo ao nosso redor e a tecnologia é a ponte que nos permite adentrar a sabedoria sem limites ou barreiras.
“Eu achei uma experiência muito boa participar da atividade e visitar a SBPC para conhecer mais sobre esse tema”, disse Gabriela.
Leonardo Stefano de Freitas, 14 anos, foi o vencedor no dia 26. O estudante, que disse ter a química como disciplina preferida, foi contemplado pela frase: A ciência é a inovação no mundo, a tecnologia é o desenvolvimento, a sociedade e o meio de aprender, saber e ensinar.
Ele disse ter ficado “muito animado” com as atividades oferecidas durante a SBPC e com o espaço do MCTI no evento. “Achei bem legal. Foi um meio de trazer a família para ver mais sobre tecnologia e ciência. Eu me interessei pela atividade do ministério e resolvi escrever uma frase”, afirmou.
O segundo lugar do dia 26 ficou com o aluno do ensino médio Luís Carlos Furtado, de 14 anos, que escreveu a frase: A tecnologia e você desenvolvendo o mundo. “Nunca teve uma exposição sobre tecnologia e ciência como essa no Acre, e isso faz com que nós, acrianos, interajamos mais com o mundo tecnológico.”
Para a coordenadora do concurso, a gestora MCTI Lúcia Santos, o objetivo da atividade era levar conhecimento e motivar os estudantes. “Nós precisamos incentivar os alunos, e as crianças lucram por estarem participando da SBPC e ter contato com essas informações do ministério”, afirmou.
Segundo ela, nos três dias de concurso, foram recebidas 49 frases. “A seleção das 10 melhores foi feita por professores que participaram da SBPC”, informou.
O professor de física João Batista, da Escola Técnica Fundação Liberato, localizada no em Novo Hamburgo (RS), foi um dos jurados. Para ele, público presente nesta 66ª edição do evento “surpreendeu”.
“Das últimas quatro edições que eu participei, essa é, sem dúvida, a de maior participação popular. Vimos aqui desde pequeninos no colo dos pais a inúmeros jovens do ensino médio”, afirmou.
Os dez alunos receberam um kit contendo livretos, cartilhas interativas, DVDs sobre astronomia e outros temas, canecas, entre outros itens.
Texto: Raphael Rocha e Isadora Grespan – Ascom do MCTI