C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Instituto Mamirauá promove 7º Encontro de Manejadores de Pirarucu
24/07/2014 - 17:30
Ocorre nesta quinta-feira (24), em Tefé (AM), o 7º Encontro de Manejadores de Pirarucu. O evento, para avaliar o sistema de manejo da espécie de peixe e propor melhorias, reúne manejadores das reservas de desenvolvimento sustentável Mamirauá e Amanã e representantes de instituições públicas e do Instituto Mamirauá, que assessora os grupos. 

Os dados da pesca manejada do ano anterior são avaliados, além de apresentar aos novos grupos práticas a serem aplicadas, como o pré-beneficiamento do produto. Isso permite construir relações mais sólidas entre os manejadores de diferentes áreas, além de disseminar boas práticas. 

 Na abertura, o pescador Luizão, da colônia Z-32, de Maraã, lembrou da importância da pesca manejada.  "Eu aposto todas as minhas fichas, todas as minhas forças, nas ações de manejo, para que nossos filhos, nossos netos, as gerações futuras, tenham o mesmo privilégio que nós temos, de pescar o pirarucu e de chegar aqui e pensar no trabalho que temos feito, para valorizar isso", disse.

 A coordenadora do Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá, Ana Cláudia, apresentou os resultados dos grupos que foram assessorados pelo instituto em 2013, além de pontuar as ações desenvolvidas pelo programa.  "O encontro traz importantes orientações sobre o manejo, sobre os procedimentos que devem ser adotados e orientações técnicas sobre o transporte. E mostra que fazer manejo não é fácil, mas é possível", comentou. “É uma importante estratégia de conservação e geração de renda, principalmente quando o pescador consegue internalizar a importância deste trabalho."

 Houve espaço para a discussão de um futuro decreto para regulamentar a pesca de pirarucu no Amazonas. Leia mais.  

 

Texto: Ascom do MCTI, com informações do Instituto Mamirauá

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação