O presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (
CGEE), Mariano Laplane, participará de conferência sobre o tema “Financiamento para inovação com foco em desafios: repensando os riscos e benefícios públicos e privados”, na Câmara dos Comuns, em Londres, Inglaterra. O evento acontecerá desta terça-feira (22) a quarta (24).
Alguns temas dos debates serão o valor social do setor financeiro, os seus problemas e soluções, a inovação no setor público e o custo de uma visão de curto prazo. A reunião discutirá ainda como o papel do Estado no capitalismo moderno atuou além de apenas consertar as "falhas do mercado".
No evento, será debatido como as regiões e países que conseguiram alcançar um crescimento induzido pela inovação inteligente foram contemplados por políticas visionárias "orientadas para uma missão", a exemplo de levar um homem à Lua e enfrentar desafios sociais como mudanças do clima e o bem-estar de uma população envelhecida.
Ao abordar essas missões, as agências do setor público abriram o caminho, investindo ao longo de toda a cadeia de inovação e definindo novos objetivos de alto risco.
Laplane será palestrante no painel "Inovações no setor público: corrigindo falhas do mercado versus missões orientadas". O debate terá a participação de Iain Grain, do Conselho Estratégico e Tecnológico do Reino Unido, e Dan Breznitz, da Universidade de Toronto, no Canadá.
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, também fará uma palestra durante a conferência. Participarão do evento representantes de instituições como a Universidade de Massachusetts dos Estados Unidos, o Banco de Desenvolvimento da China, a empresa Google e a Universidade de Sussex da Inglaterra.
Texto: Ascom do CGEE