C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Inpa e associação lançam campanha pela conservação dos botos
21/07/2014 - 16:00
A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) mantêm aliança há quase 15 anos. Recentemente, diante do problema da caça aos botos amazônicos, a união desses esforços deu origem à Campanha Alerta Vermelho.

A iniciativa pretende apoiar a força-tarefa de fiscalização, controle e combate das ameaças à fauna na Amazônia brasileira, financiar o desenvolvimento de métodos e iscas alternativas para comunidades ribeirinhas e apoiar projetos de turismo sustentável com os botos, além de fomentar a pesquisa, tudo isso com o apoio de internautas.

“Estamos organizando uma plataforma digital para o lançamento da Campanha Alerta Vermelho, por meio do website www.alertavermelho.org.br, que estará disponível a partir do dia 20 de julho e que poderá ser visitados por internautas do mundo todo. Os visitantes poderão entender e apoiar a campanha de diversas formas e receber recompensas por isso”, diz o diretor executivo da Ampa, Jone César Silva. 

A campanha, que busca apoio por meio de um website, pretende engajar a sociedade Global, com foco na Brasileira, sobre a importância da Amazônia e sua incrível biodiversidade, além de mover as instituições locais e motivar a sociedade para coibir e monitorar a matança indiscriminada dos botos da Amazônia.

“A matança de botos para uso como isca na pesca da piracatinga chegou a limites insustentáveis”, declarou a chefe do Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa/MCTI, Dra. Vera da Silva. “O boto-vermelho é um patrimônio amazônico. Para aumentar o conhecimento das espécies envolvidas, apoiar as ações de fiscalização e promover a conservação desses magníficos animais, o engajamento e a participação da sociedade como um todo é imprescindível. O Alerta Vermelho convoca todos os seguimentos da sociedade para não permitir que o boto se torne apenas uma lenda.”

A Campanha Alerta Vermelho também movimentará uma petição online para antecipar o inicio da moratória que suspende a pesca da Piracatinga por cinco anos, na região Amazônica, que, como apresentado, se publicada no Diário Oficial da União ainda neste ano, entrará em vigor somente a partir de janeiro. Essa antecipação evitaria que nos próximos cinco meses milhares de botos fossem esquartejados para isca.

Leia mais.

 

Texto: Ascom do MCTI, com informações da Ampa

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação