C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Confira a agenda científica de 19 a 25 de julho
18/07/2014 - 18:27
Neste mês, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), localizado no Rio de Janeiro, aproveita a data comemorativa do 45º aniversário do primeiro pouso tripulado na Lua, a Missão Apollo 11, para realizar um Programa de Observação do Céu especial.

Neste fim de semana, o museu oferece atividades gratuitas para todas as idades: Observação do Céu, visitas orientadas pelo campus do museu, atividades AstroMania e Brincando de Matemático.

Na quarta-feira (23), às 17h, o astrônomo e especialista em Astronáutica Naelton Mendes de Araújo, da Fundação Planetário, proferirá a palestra "Viagem à Lua e a mente do homem". Em seguida, os visitantes serão convidados a observar o céu a olho nu ou utilizando a centenária Luneta Equatorial de 21 centímetros e um telescópio refletor 8 polegadas de abertura.

Saiba mais sobre a programação.

Empreendedorismo

Segunda-feira (21) é o último dia de inscrição para a 18ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, que neste ano terá etapas regionais, de caráter classificatório, com o objetivo de prestigiar e dar mais oportunidade de destaque aos agentes do movimento de todo o Brasil.

Promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae, o prêmio reconhece e prestigia projetos que, por meio de suas ações, serviços e produtos, fortalecem o movimento do empreendedorismo inovador no país.

Na primeira fase, a premiação reconhecerá em cinco categorias, incubadoras, parques tecnológicos, projetos e empresas das diferentes regiões do país. A inscrição deve ser efetivada com a inserção dos dados na plataforma disponível neste link:  https://anprotec.org.br/site/premio-nacional/inscricoes/

Reunião da SBPC

De terça-feira (22) ao dia 27 acontece, em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre (UFAC), a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema “Ciência e tecnologia em uma Amazônia sem fronteiras”, o evento contará com 199 atividades e a participação de pesquisadores renomados do Brasil e do exterior e de gestores do sistema estadual e nacional de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

A programação da 66ª reunião anual foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama do que se faz em ciência hoje no Brasil. Estão previstas 51 conferências, 62 mesas-redondas, 54 minicursos, 16 encontros, sete sessões especiais e cinco assembleias.

Também serão realizadas no encontro a SBPC Jovem, a ExpoT&C e a SBPC Mirim. Somente a ExpoT&C reúne cerca 30 instituições interessadas em expor ao público novas tecnologias, produtos e serviços no maior evento científico do país.

Saiba mais.

Divulgação científica  

Nesta edição da Reunião Anual da SBPC, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) irá participar da SBPC Jovem e do Dia da Família na Ciência, que ocorrerá no fim da semana. Num estande de 12 x 12 metros, a instituição irá realizar várias atividades de divulgação da ciência direcionadas a todas as idades.

Nas sessões do planetário inflável, conduzidas por um mediador, os visitantes poderão visualizar astros e seus movimentos, conhecer galáxias e nebulosas, além aprender mais sobre as constelações. As sessões têm duração aproximada de 30 minutos e acontecerão de hora em hora. A tradicional oficina Brincando com a Ciência apresentará ao público temas científicos de uma forma descontraída e interativa.

O museu terá ainda um espaço onde serão gravadas entrevistas com pesquisadores para o projeto A Ciência que Eu Faço, coordenado pela jornalista Vera Pinheiro. Na programação científica da SBPC, Heloisa Maria Bertol Domingues, diretora do Mast,  será uma das coordenadoras dos encontros Meio Ambiente e Controle Social Na Amazônia (ABA), na quarta-feira (23), e Conhecimentos Científicos nas Fronteiras Sociais (SBHC), na quinta.

Comunicação e divulgação

Comunicação e divulgação científica será o foco da participação da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas na 66ª Reunião Anual da SBPC. 

No estande da Rede Clima e do INCT na ExpoT&C haverá a simulação de uma estação de comunicação experimental, que convidará o público a lidar com imagens, textos, signos e sintaxes que circulam intensamente nas mídias relacionadas às mudanças climáticas.

A ideia é que os visitantes criem novas imagens e textos a partir dos materiais iniciais apresentados a eles. A Rede Clima e o INCT para Mudanças Climáticas estão sediados no Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI).

A mostra abre na quarta. Mais informações aqui

CT&I nos estados

Na segunda (21) e na terça-feira (22), também na capital acreana, acontece o Fórum do Confap. Este é o terceiro encontro nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa no ano.

Para o primeiro dia, estão previstos debates internos sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do governo federal, as relações entre as fundações de amparo à pesquisa (FAPs) e a tramitação do marco legal de ciência, tecnologia e inovação no Congresso Nacional.

Para o segundo dia estão previstas apresentações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), além de palestras com representantes de órgãos relacionados à pesquisa da França e Reino Unido, países com os quais foram assinados acordos de cooperação internacional.

Confira a programação.

Apicultura

A Associação Protetora das Abelhas e do Meio Ambiente (Aspama) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) realizam, na quinta-feira (24), em Campina Grande (PB), o 1º Encontro de Apicultores e Meliponicultores. O evento, na sede do Insa, é voltado a pequenos produtores, apicultores, meliponicultores estudantes, pesquisadores e ao público em geral.

O objetivo é divulgar a importância da apicultura e da meliponicultura como atividades econômicas viáveis e sustentáveis para a região semiárida brasileira. A programação inclui palestras sobre diversos temas, como renda extra para o pequeno produtor rural e plantas melíferas do Semiárido. Serão discutidos também os desafios para a apicultura e da meliponicultura na Paraíba.

Leia mais.

Microfluídica

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) promove, na quinta (24) e na sexta-feira (25), o 4º Workshop em Microfluídica. O evento será realizado no auditório do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), localizado no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

A programação científica inclui apresentações de trabalhos de palestrantes convidados, seminários de estudantes e uma sessão de apresentação de painéis com trabalhos científicos desenvolvidos pelos participantes inscritos. Haverá também a participação da empresa de softwares de simulação e modelagem Comsol, que fará demonstrações e treinamento, com participantes selecionados, em um pacote para microfluídica.

O objetivo do evento é reunir e fomentar a discussão e cooperação entre pesquisadores que trabalham nessa área multidisciplinar. A microfluídica possui aplicações em muitos setores industriais, cobrindo áreas tão diferentes como biologia, medicina, química, engenharia de processos, transportes, ciências ambientais e microeletrônica.

Acesse a página do workshop.

Dinossauros

Começou, em São Paulo, a 2ª Mostra VerCiência 3D com a apresentação do filme 3D Dinos Alive! (“Dinossauros Vivos”). O filme Dinos Alive! é uma produção norte-americana em 3D que permite conhecer desde os primeiros dinossauros do período Triássico até os “monstros” do Cretáceo.

O Projeto VerCiência tem como objetivo promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão, pela internet e outros meios e tecnologias audiovisuais, sempre em busca da excelência, da clareza e da eficácia da comunicação.

Saiba mais sobre o Projeto VerCiência e a programação completa desta edição.

Modelagem molecular

Estão abertas as inscrições para a 7ª Escola de Modelagem Molecular em Sistemas Biológicos, que ocorrerá de 18 a 22 de agosto no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).

Nesta sétima edição da escola serão ministrados 23 palestras e oito minicursos práticos em temas cobrindo os tópicos de dinâmica molecular, modelagem molecular aplicada ao desenvolvimento de fármacos, metodologias de docking proteína-proteína e receptor-ligante, métodos computacionais, bioinformática e cálculos estocásticos e quânticos sobre biomoléculas.

O público-alvo da 7ª EMMSB é composto por alunos de biologia, biomedicina, farmácia, física, química, computação e áreas relacionadas. Serão oferecidas 180 vagas para as palestras e 120 para as aulas práticas em laboratórios de computação, priorizando alunos de pós-graduação. Alunos de graduação participando de projetos nos temas da EMMSB poderão ser aceitos nas aulas práticas.

As inscrições para podem ser efetuadas no site do evento.

Conservação preventiva

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) seleciona especialista em conservação preventiva, com titulação de mestre ou doutor para atuar nas coleções Etnográfica e Arqueológica, vinculadas à Coordenação de Ciências Humanas, no Campus de Pesquisa, em Belém. O candidato deve ter experiência em acondicionamento, organização e climatização de acervos em áreas de reserva técnica na região amazônica.

O candidato concorrerá a uma bolsa de capacitação no valor de R$ 2.500 a R$ 4.000 mensais, a depender de experiência e titulação. A vigência da bolsa é de setembro/outubro de 2014 a abril de 2015, com possibilidade de renovação por um ano.

Os interessados devem enviar uma carta de intenções e o currículo lattes até o dia 15 de agosto de 2014 para o e-mail arqueologia@museu-goeldi.br com cópia para daniellejose@museu-goeldi.br. Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria da Coordenação de Ciências Humanas pelo telefone (91) 3217-6044.

Exposição

Neste mês de julho poderá ser vista, em Recife, a mostra Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas. A exposição propõe, sobretudo, apresentar a essência científica desse artista, autor de obras-primas como Monalisa e A Última Ceia e também responsável por grandes descobertas científicas. A mostra estará no Memorial de Medicina de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.

Dividida em quatro ambientes, de acordo com os elementos da natureza (ar, água, fogo e terra), a exposição engloba diferentes áreas do conhecimento. Além de textos e esboços ampliados dos desenhos do cientista, peças do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) estarão à disposição do grande público. Trata-se de modelos em três dimensões que reproduzem, fielmente, os rascunhos deixados pelo gênio renascentista.

A mostra permanece em cartaz até 30 de setembro, de segunda a sábado, das 9h às 17h. A entrada é gratuita, e a classificação, livre. Leia mais.

 

Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação