Para estimular a produção de hortaliças sem a utilização de produtos agroquímicos e solucionar a carência no abastecimento de hortaliça, o Núcleo de Apoio a Pesquisa no Pará (Nappa) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está desenvolvendo o Espaço Agroecológico na Floresta Nacional do Tapajós (Flona Tapajós).
O projeto, que é uma parceria do Inpa com o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e com a Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (Coomflona), visa a democratização do conhecimento agroecológico dentro da Floresta Nacional do Tapajós.
A ideia é implantar, manejar e a produzir de hortaliças sem a adição de produtos agroquímicos para beneficiar cerca de 100 cooperados que executam atividades de Manejo Florestal Comunitário na Flona Tapajós. A iniciativa também espera possibilitar o intercâmbio de experiências e conhecimentos acadêmicos e populares.
Serão produzidas no espaço hortaliças e frutas como: pepino, alface, maxixe, coentro, couve, quiabo, cebolinha, feijão de corda, melancia, maracujá, entre outros. Todos os alimentos são cultivados sem a utilização de inseticidas, pesticidas ou adubos químicos que podem trazer prejuízos à saúde e ao meio ambiente se utilizados incorretamente. Até o momento mais 200 kg de produtos já foram colhidos neste espaço com o auxilio dos próprios cooperados e comunitários.
Leia mais.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do Inpa