O autor de obras-primas como Monalisa e A Última Ceia também foi responsável por grandes descobertas científicas. A exposição Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas propõe, sobretudo, a essência científica desse artista. A partir desta sexta-feira (18), a mostra estará no Memorial de Medicina de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.
Dividida em quatro ambientes, de acordo com os elementos da natureza (ar, água, fogo e terra), a exposição engloba diferentes áreas do conhecimento. Além de textos e esboços ampliados dos desenhos do cientista, peças do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) estarão à disposição do grande público. Trata-se de modelos em três dimensões que reproduzem, fielmente, os rascunhos deixados pelo gênio renascentista.
As 32 peças expostas incluem:
- Ornitóptero – uma máquina voadora que funcionaria com um sistema de molinetes impulsionado pelo piloto. O invento propõe a sustentação do homem no ar com o movimento simultâneo dos braços e pernas;
- Tanque Militar – equipado com canhões adaptado para ser manejado de dentro de um veículo. O equipamento é considerado um antecessor do tanque blindado (que entra para a história somente 500 anos mais tarde, na 1ª Guerra Mundial);
- Churrasqueira Automática – um espeto horizontal instalado próximo ao fogo que seria movido pelo fluxo ascendente de ar quente através de uma hélice instalada na chaminé.
A mostra permanece em cartaz até 30 de setembro, de segunda a sábado, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e a classificação livre. O endereço é Rua Amaury de Medeiros, 206 – Derby.
O evento é noticiado pela edição de julho do Portal Informast. O boletim também trata sobre a participação do museu na 66ª Reunião Anual da SBPC e sobre o Programa de Observação do Céu, entre outros assuntos.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do Mast