Nesta terça-feira (15), serão inaugurados quatro núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes. Os beneficiados serão o Hospital Sírio Libanês (HSL), em São Paulo, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Recife, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina (PI) e o Hospital São Rafael (HSR), em Salvador.
A cerimônia de inauguração conjunta, prevista para as 10h (horário de Brasília), terá início no Hospital Sírio Libanês (HSL). Confirmaram participação os diretores das instituições e os coordenadores dos novos núcleos; o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, e o gerente de inovação da Rute, Paulo Roberto Lopes. Também haverá transmissão por videoconferência para que os núcleos a serem inaugurados participem em tempo real, assim como os demais núcleos da Rute já existentes.
A Rute tem núcleos em hospitais universitários e de ensino em todos os estados do Brasil. A rede é uma iniciativa para melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de tecnologias da informação e da comunicação (TICs) para promover a teleassistência, a teleducação, a pesquisa colaborativa, a gestão e a avaliação.
Texto: Ascom da RNP