C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
INB testa produção de peróxido de urânio em planta piloto
20/06/2014 - 11:39
As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) realizaram no início deste mês, em Caetité (BA), os testes em planta piloto para produção de peróxido de urânio, que será o novo produto final da unidade após a duplicação da planta química. Atualmente o que sai de Caetité é o diuranato de amônia, um pó de coloração amarela, conhecido como yellowcake. 

Os testes foram realizados durante uma semana. De acordo com engenheiro de processos da INB Heraldo Rangel as atividades comprovaram a viabilidade do processo que substituirá o uso de amônia por águas oxigenada (peróxido de hidrogênio). “A planta piloto, composta por tanques de precipitação e um espessador, simula o processo que a empresa deverá adotar após a duplicação”, relata Rangel. “A amônia exige cuidados especiais quanto ao uso, estocagem e descarte. Já a água oxigenada gera um produto de melhor qualidade e com menos impurezas.”

A unidade da INB em Caetité precisará dobrar sua produção de 400 toneladas para 800 toneladas para atender a demanda nacional que aumentará com a conclusão da usina de Angra 3. O projeto básico de duplicação será realizado por uma empresa a ser contratada em julho. As obras devem começar em meados de 2017.

 

Texto: Ascom do MCTI, com informações da INB
 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação