Durante a Copa do Mundo, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), no Rio de Janeiro, terá alteração em seus horários de visitação. Na terça-feira (17), o museu estará, excepcionalmente, aberto ao público das 9h às 12h30. Já no domingo (15) e na quarta-feira (18), o estabelecimento ficará fechado para visitação.
O Mast oferece uma programação diversificada para todos os públicos no período. Tem planetário digital, observação do céu noturno utilizando uma luneta centenária e telescópios modernos; além de debate sobre a expedição do homem à lua, cinema, palestra e visitas orientadas pelo campus do museu. Todas as atividades são gratuitas.
Confira a programação.
Previsão do tempo
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) disponibiliza, durante a Copa do Mundo, um portal que mostra a previsão do tempo nas 12 cidades sede do mundial.
Em tempo real, o público pode acessar o clima em todas as cidades sede e consultar informações sobre temperatura, umidade relativa do ar, direção e intensidade do vento, além de pressão reduzida ao nível médio do mar.
Para facilitar a navegação, a ferramenta é oferecida em português, espanhol e inglês. O portal também contribui para que haja tempo suficiente para que as ações possam ser tomadas em caso de mudanças climáticas em busca de mitigar os impactos de possíveis eventos meteorológicos durante os jogos em todas as sedes.
Iniciação científica
Encerram-se na sexta-feira (20) as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI). São contempladas as áreas de nanotecnologia, impressão tridimensional, robótica, segurança da informação, desenvolvimento de software, interação homem-máquina, gestão, inovação e tecnologia assistiva.
Podem concorrer alunos de graduação orientados por pesquisadores/professores com título de doutor ou semelhante. O início das bolsas está previsto para agosto.
Leia mais.
Turismo científico
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza até o dia 30 o projeto Turismo Científico, no Bosque da Ciência, durante a realização da Copa do Mundo. O projeto é destinado a turistas que visitam Manaus e demais interessados.
O roteiro inclui visita ao viveiro das ariranhas, ao aquário do peixe-boi-da-amazônia; à Casa da Ciência; à Ilha da Tanimbuca (uma área composta de um pequeno riacho onde se encontram peixes, quelônios e vegetação nativa, como a árvore Tanimbuca com mais de 600 anos); caminhada por trilha suspensa; e exposição indígena no Paiol da Cultura.
Além disso, o visitante conhecerá o Lago Amazônico e o lago dos quelônios da Amazônia; o viveiro dos jacarés, onde podem ser observadas três espécies desses répteis; e o tanque do peixe elétrico poraquê.
Detalhes aqui.
Pós-graduação
Estudantes e pesquisadores estrangeiros interessados em realizar pós-graduação no Brasil têm oportunidades abertas por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).
Estão disponíveis para jovens pesquisadores de países em desenvolvimento 30 bolsas de doutorado sanduíche, 20 bolsas de doutorado pleno e dez bolsas de pós-doutorado para as seguintes áreas: ciências agrárias, ciências biológicas, medicina e ciências da saúde, química, engenharias, matemática e probabilidade e estatística, ciência da computação, física, astronomia e geociências e oceanografia.
As inscrições vão até 28 de julho. A Chamada 9/2014 é uma parceria com a Academia Mundial de Ciências para Países em Desenvolvimento (Twas, na sigla em inglês). Acesse o edital.
Seleção
O Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) está com uma vaga aberta para gerente científico para trabalhar em colaboração com o Comitê Científico do programa. O LBA é um programa de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, executada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus .
De acordo com a coordenação do LBA, a pessoa escolhida poderá desenvolver seu programa de pesquisa no âmbito do plano científico do programa. O trabalho será com dedicação exclusiva e a contratação será de quatro anos. O salário será de até R$ 10 mil por mês.
Inscrições serão recebidas até 29 de junho. Saiba mais.
Matemática
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) iniciou o processo de seleção para a realização de programas temáticos. O proponente deve ser um professor ou pesquisador sênior vinculado a uma unidade de ensino ou pesquisa do Brasil.
Cada atividade terá duração entre dois e quatro meses e será realizada em 2016 e 2017. As propostas devem conter o título ou eixo temático do projeto, que poderá ser tanto uma área ampla do conhecimento matemático quanto um tópico mais específico, porém de interesse para um conjunto significativo da comunidade.
As propostas deverão ser enviadas até 31 de outubro. Leia mais.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI