O primeiro número da coleção (Re)conhecendo o Semiárido com o título “O Semiárido brasileiro: riquezas, diversidades e saberes” será lançado em 27 de junho, às 14h, durante o projeto Semiárido em Foco, um programa semanal de popularização da ciência do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI).
Os autores da cartilha reuniram textos e imagens para representarem os diferentes aspectos sociais, culturais e ambientais da região mais seca do país. A obra explica de modo didático os climas semiáridos no Brasil, na América Latina e no restante do planeta, traz dados sobre os estados e municípios da região semiárida, diferencia as diversas regiões naturais da região, faz uma retrospectiva histórica e apresenta as ações do Ins..
Para o coordenador de Pesquisa do Insa, Aldrin Martin Pérez Marin, o principal propósito da coleção é popularizar a ciência. “Grande parte das publicações técnico-científicas ficam sem serem compreendidas pelas pessoas que no dia a dia transformam seu ambiente”, afirma.
O Semiárido brasileiro é formado por municípios localizados em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais. Na região vivem mais de 22 milhões de pessoas.
Texto: Ascom do Insa