Após um ano de implementação, o Programa Cetem Sustentável gerou economizou R$ 390 mil nos gastos com energia elétrica; água e esgoto; papel para impressão; ligações telefônicas; entre outros. O valor está 95% acima da meta estabelecida entre o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) e os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Planejamento, Orçamento e Gestão (MPEG).
De acordo com a Comissão de Sustentabilidade do Cetem, as maiores economias nos custos com a compra de papel para impressão (-66%) e água e esgoto (-27%). De acordo com a unidade de pesquisa do MCTI, os resultados demonstram que o projeto foi bem conduzido e serve como exemplo para um processo de conscientização.
Os indicadores de redução de gastos conquistados pelo Cetem Sustentável terão efeito prático para o próprio centro. Os R$ 390 mil serão integralmente investidos na área de inovação de pesquisa mineral conforme acordo estabelecido com o MPEG. Para 2014, o Cetem Sustentável, pretende investir também na energia não convencional, como a energia solar.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do Cetem