A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) firmou um acordo de cooperação com a Statoil, empresa de petróleo Norueguesa e segunda maior companhia em produção no Brasil. O termo prevê o financiamento de 100 bolsas de estudo na modalidade graduação sanduíche pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF).
Os estudos serão em áreas que possam contribuir com o desenvolvimento de tecnologias para o setor de energia, em especial o de óleo e gás, tais como: engenharias e áreas tecnológicas, ciências exatas, tecnologia da informação, petróleo, gás, carvão mineral, energias renováveis, entre outros.
A parceria prevê ainda a possibilidade da realização de estágios na sede da Statoil na Noruega e em empresas parceiras. O acordo foi assinado na última quarta-feira (4).
A Statoil possui mais de 40 anos de experiência em produção de petróleo e gás na Plataforma Continental Norueguesa e, atualmente, opera em 36 países. Está entre as maiores operadoras offshore (no mar) de petróleo e gás e é reconhecida como líder em tecnologia e gerenciamento de recursos. A companhia conta com 21 mil funcionários.
Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras já concedeu cerca de 82 mil bolsas. A meta é oferecer 101 mil bolsas até 2015. O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).
Texto: Ascom do MCTI, com informações da Capes