O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) promove nesta terça-feira (10) e na quarta (11) o Mast Colloquia e o Encontro com a História, respectivamente. Os eventos, no Rio de Janeiro, têm entrada gratuita e os interessados podem acompanhar a transmissão das palestras, em tempo real, pelo site da instituição.
Neste ano, o ciclo de debates Mast Colloquia, organizado pela Coordenação de Documentação e Arquivo (CDA), tem como tema “Acervos de C&T: refletindo sobre gestão, preservação e ética”. Nesta terça, o pesquisador do Mast Antônio Carlos Augusto da Costa irá proferir a palestra “Pesquisa Científica em museus de ciência e tecnologia: estratégias de ação e cooperação”.
E no Encontro com a História acontecerá a mesa-redonda “O impacto da ditadura militar na física brasileira”, que tem como participantes o professor Fernando de Souza Barros, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF/UFRJ), e a professora Ana Maria Ribeiro de Andrade, pesquisadora da Coordenação de História da Ciência (CHC) do Mast.
Durante a ditadura militar, muitos projetos e instituições de ciência e a tecnologia receberam vultosos investimentos, bem como foram implementadas políticas de Estado voltadas para o desenvolvimento da pesquisa científica e ensino pós-graduado. Em contrapartida, físicos renomados foram aposentados pelo AI-5, professores e alunos foram perseguidos e instituições de vanguarda da área da física se desestruturaram ou foram postas à margem do sistema de C&T.
No encontro, serão debatidas as seguintes questões: qual o saldo desse balanço? Os ganhos financeiros para a área de C&T compensaram as perdas causadas pelo afastamento compulsório dos mais importantes físicos teóricos brasileiros das salas de aula? Qual o interesse dos militares ao desmantelarem o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB)?
O Encontro com a História e o Mast Colloquia acontecem mensalmente, no campus do Mast, com a presença de especialistas, que tratam de assuntos correlatos à temática central de cada um. Os eventos têm entrada gratuita e são transmitidos pelo site da instituição.
Texto: Ascom do Mast