A nova versão da Liinc em Revista traz o dossiê “Redes, ruas, mídias: revolta e reação”. Dividido em quatro partes, a coleção foi organizada pelos pesquisadores Marco Schneider e Arthur Bezerra, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), e Ivans Capeller, da Universidade Feral do Rio de janeiro (UFRJ).
A primeira parte do dossiê trata sobre economia política da informação, da comunicação e da cultura. Ela contém artigos de pesquisadores, como Cesar Ricardo Bolaño, Adilson Cabral e Marcos Dantas, que analisam o Brasil e o movimento global, ativismo e mediação nas redes. Já a segunda aborda a crise da representação e redes e investiga a política no Brasil, os protestos, democracia, manifestações e manifestantes com artigos de pesquisadores como Eduardo Heleno Santos, Giuseppe Cocco e Ovidio Mota Peixoto.
Na terceira parte, as pesquisadores como Sandra Henriques, Joana Ziller e Ivana Bentes analisam as novas e velhas mídias, a formação de redes sociais móveis, a comunicação pública e a influência do jornalismo. A última parte do dossiê, traz o posicionamento dos estudiosos Nelson De Luca Pretto, Anna Lúcia Florisbela dos Santos com Susy da Silva Sobrinho e Ciro Oiticica sobre redes sociais e educação, mídia e conflitos e pacifismo negro.
A Liinc em Revista é uma publicação do Laboratório Interdisciplinar em Informação e Conhecimento (Liinc), um espaço interinstitucional e multidisciplinar, resultado da parceria entre Ibict e UFRJ, voltado para a reflexão crítica sobre informação, conhecimento e desenvolvimento, ante as transformações no mundo contemporâneo
Os artigos estão disponíveis no site da revista.
Texto: Ascom do Ibict