No mundo atual, os desafios para a competitividade das empresas são crescentes. Inovação e infraestrutura são apontadas como fundamentais para que o Brasil cresça. Essas questões são o foco da segunda edição do Fórum Estadão – Seminário Inovação, Infraestrutura e Produtividade, na quarta-feira (4), em São Paulo.
Organizado pelo jornal Estado de S. Paulo em parceria com a Finep/MCTI, o evento vai reunir especialistas para discutir e gerar novas ideias sobre como a inovação pode melhorar a qualidade da infraestrutura do Brasil. O primeiro fórum, em junho de 2013, debateu os investimentos em inovação para a competitividade.
Nesta edição, são convidados para a mesa de abertura o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, o presidente da Finep, Glauco Arbix, e o secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Nelson Fujimoto, entre outras autoridades.
Temas
Ao todo, serão três painéis. “Infraestrutura e inovação” terá como debatedores o vice-presidente de Novos Projetos da Embraer, Mauro Kern; a vice-presidenta para Assuntos Governamentais e de Políticas Públicas da GE América Latina, Adriana Machado; e o diretor da Finep Rodrigo Fonseca. Eles falam sobre novas tecnologias e inovações que podem ser úteis na solução de problemas de infraestrutura enfrentados por empresas de diversos setores.
Sob o tema “Infraestrutura, inovação e produtividade das empresas”, o coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Naercio Menezes Filho, o vice-presidente executivo da Granbio, Alan Hiltner, e o jornalista do Estadão Renato Cruz discutem a necessidade e importância em investir em inovação, no segundo painel.
Por fim, no terceiro módulo, o presidente da Recepta Biopharma, José Fernando Perez, o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Carlos Pacheco, o diretor da Airship, Gerson de Mello Almada, e a diretora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Fernanda De Negri falam sobre os “Desafios para a competitividade”. Leia mais.
Texto: Ascom do MCTI, com informações da Finep