Pesquisadores do Instituto Mamirauá reuniram-se com lideranças da
Reserva Amanã, no Amazonas, para apresentar o projeto Participação e Sustentabilidade: o Uso Adequado da Biodiversidade e a Redução das Emissões de Carbono nas Florestas da Amazônia Central (BioREC), desenvolvido pelo instituto com financiamento do Fundo Amazônia.
O objetivo do projeto é apoiar as ações de manejo e gestão participativa nas reservas Mamirauá e Amanã, com pesquisa, desenvolvimento e disseminação de conhecimentos sobre agropecuária sustentável, manejo florestal madeireiro sustentável, manejo florestal não madeireiro sustentável, educação ambiental, proteção ambiental e monitoramento.
As 14 ações que fazem parte do BioREC, seus resultados para a melhoria do cotidiano das comunidades e principalmente a importância da redução de emissões de carbono foram apresentadas aos participantes da reunião, realizada na comunidade Vila Nova do Amanã, no sábado (24).
A pesquisadora do Instituto Mamirauá Auristela Conserva, coordenadora do BioREC, apresentou os principais pontos do projeto e especificou o desenvolvimento das ações de recomposição florestal que serão executada por ela com a equipe de Ecologia Florestal. Gerar mudas de árvores com importância ecológica e úteis para a comunidade está entre os resultados de sua pesquisa.
“A participação dos comunitários é fundamental. Sem a participação deles na atividade a gente não consegue caminhar. Só o fato de eles terem aceitado incluir nossa apresentação como pauta da reunião, oferecido áreas ou demonstrarem interesse em receber as mudas já é um bom resultado”, explica a pesquisadora. Os membros das comunidades fizeram perguntas sobre o tema e propuseram formas de contribuir com a coleta de dados e a aplicabilidade da pesquisa.
Texto: Everson Tavares – Ascom do Instituto Mamirauá