Nesta quarta-feira (4), começa no Rio de Janeiro a primeira edição do Bairro Chic - Fórum de Inovação para a Moradia e Desenvolvimento Urbano. O objetivo do evento é estimular um diálogo no qual os participantes pensem inovação no contexto de produtos, serviços e políticas públicas voltados para o mercado popular.
Os debates serão no Teatro Net Rio, em Copacabana. A programação conta com painéis, pitches (apresentações rápidas no formato TED Talk) e atividades de network. As inscrições podem ser feitas na plataforma online do evento. Estarão presentes representantes empresas, associações empresariais, do setor público e de instituições e organizações não governamentais.
Na quinta (5), será a vez dos moradores da Comunidade Santa Marta discutir como a inovação pode desenvolver soluções para os bairros pobres e as favelas brasileiras. A Finep/MCTI apoia a realização do fórum. O fórum pretende criar debates e discussões a fim de que os participantes se sintam estimulados a pensar de forma criativa as necessidades das comunidades carentes em segmentos como: energia, água, resíduos sólidos e empreendedorismo.
A startup Bairro Chic Comunidade Casa & Inovação, que organiza o evento, defende que a demanda do mercado popular existe, mas é preciso incentivar as empresas a produzir pensando em inovação a partir da realidade deste público específico.
De acordo com o fundador da startup, Ricardo Neves, o fórum utilizará o humor para informar e entreter o público. “As empresas têm dificuldade de se relacionar com o público de baixa renda, base da pirâmide do mercado”, afirma Neves. “Os empresários precisam descobrir que o mercado popular pode gerar mais rentabilidade, afinal são 120 milhões de brasileiros que residem em 32 milhões de domicílios urbanos sediados em favelas, loteamentos e bairros populares.”
O nome “Bairro Chic” reflete o espírito do projeto e foi criado a partir de um anagrama: letra c de casa, h de habitação, i de inovação e c de criatividade. Além do fórum, o projeto prevê para ainda este ano uma exposição que recrie uma comunidade de baixa renda requalificada.
Mais informações site www.bairrochic.com.br.
Texto: Ascom da Finep