O Instituto Mamirauá, por meio do Programa de Manejo Florestal Comunitário, ampliou a assessoria a grupos que realizam manejo florestal em áreas próximas ao município de Fonte Boa e Maraã, ambos no Amazonas. Com a contratação de um engenheiro e uma técnica florestal o instituto pôde ampliar a abrangência da assessoria beneficiando entre 45 e 50 famílias.
Segundo a coordenadora do programa, Elenice Assis, as comunidades procurarem o serviço serão avaliadas. “Estamos no momento de avaliar as demandas recebidas, isso significa que o instituto visita a comunidade para verificar se ela tem perfil para fazer o manejo florestal”, afirmou Elenice.
O Instituto Mamirauá vem ampliando a abrangência territorial de suas atividades, por isso mais recentemente a assessoria ao manejo florestal foi estendida para as regiões dos municípios amazonenses de Fonte Boa e Maraã. A meta é assessorar cinco novos planos de manejo nessas regiões ao longo dos próximos cinco anos.
O programa estimula o manejo florestal comunitário nas comunidades que precisam de capacitação contínua em todos os aspectos de organização social e de manejo técnico. Os trabalhos estão concentrados atividades como palestras, discussões e treinamento prático.
Texto: Eunice Venturi – Ascom do Instituto Mamirauá