Dois estudantes do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) integraram a equipe vencedora da competição anual em desenho industrial promovida pela Universidade de Toronto. O objetivo do projeto intitulado Emissão Zero em Colheitadeiras é aumentar a sustentabilidade no setor de agricultura canadense.
Renan Gomes e Ricardo Barnasky participaram do desenvolvimento do conceito que envolveu a integração de um sistema de células combustíveis de hidrogênio como uma alternativa ambientalmente correta de máquinas colheitadeiras.
O projeto da equipe também incluiu soluções para potenciais produtos agrícolas e novos mercados. O tema da premiação neste ano era “Infraestruturas Sustentáveis de Hidrogênio para Aplicações de Mercado”.
Para o professor da universidade Steven Thorpe o curso de desenho industrial envolve muito mais que talento técnico. “Criar valor e percepção requer cuidadoso planejamento e consideração de parâmetros muito distantes dos princípios da engenharia tradicional”, avaliou Thorpe. “Tenho a intenção de engajar alunos de várias disciplinas de engenharia para colaborar, além também de estudantes do CsF, os quais forneceram valiosas ideias de uma outra parte do mundo.”
Texto: Ascom do MCTI, com informações do CsF (atualizada em 27/5/2014 para correções)