Termina nesta terça-feira (20), em São Paulo, o 1º Seminário da Rede de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) da Unasul (União das Nações Sul-Americanas).
Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, em parceria com a Unesp, o evento objetiva promover a integração e o intercâmbio tecnológico e de metodologias entre diferentes projetos feitos em universidades sul-americanas, voltadas para o tema de segurança alimentar e nutricional em todo sistema alimentar com ênfase em valorização da produção da agricultura familiar, preservação da agrobiodiversidade e práticas alimentares promotoras de saúde.
Para o secretário Oswaldo Duarte, a discussão da temática do evento se torna cada vez mais imprescindível para os pesquisadores, o poder público e a sociedade. A rede é considera um avanço para a cooperação regional e integração dos países preocupados em garantir a qualidade dos alimentos e o abastecimento para populações em situação de risco, inclusive risco de escassez causada por desastres naturais. "O ideal é captar o conhecimento desenvolvido pelas universidades em suas pesquisas e transformá-los em políticas públicas", afirmou Oswaldo durante a abertura do seminário, na manhã desta segunda-feira (19).
Ele destacou o papel dos 370 centros vocacionais tecnológicos (CVTs) espalhados pelo Brasil na formação de profissionais para trabalhar com o tema. Os centros são geridos pela secretaria e desenvolvem o papel de unidades de ensino e de profissionalização. Seu objetivo é difundir o acesso ao conhecimento científico para filhos de pequenos agricultores e trabalhadores rurais da comunidade a ser assistida; proprietários de pequenas propriedades; ribeirinhos; pessoas que integram programas educacionais e tecnológicos; jovens e adultos interessados em serem capacitados profissionalmente, bem como interessados em um primeiro contato com a informática; e adultos interessados em requalificação profissional.
Além do secretário, a cerimônia de aberta teve a participação da pró-reitora de Extensão Universitária da Unesp, Mariângela Spotti Lopes Fujita; Roberto Rosa, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Marcelo Mazzeta Lucas, representando o Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; Mauricio Alyandro Rios Hidalgo, do Conselho Sul-Americano de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Unasul; Brizabel da Rocha, do Instituto Harpia Harpyia; e Marcos Lopes, do Ministério das Relações Exteriores.
Marco
Ao marcar o lançamento da rede, de acordo com a pró-reitora, o evento é de grande importância para as relações externas entre as nações do Cone Sul americano. Para ela, é também um marco para a concretização do compromisso do Brasil com a segurança alimentar.
A Rede SSAN Unasul é um programa de pesquisa, extensão e ensino em soberania e segurança alimentar nutricional sustentável, proposto pelo MCTI. Como coordenadora do Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional da Unesp, a professora Maria Rita Marques de Oliveira, do Instituto de Biociências, assumirá a coordenação técnica. Leia mais.
Texto: Ascom do MCTI, com informações da Unesp