Instalada no Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta), em Florianópolis, está a Nanovetores, empresa que desenvolve insumos industriais encapsulados por meio de sistemas de nano e microencapsulação de ativos. Para dar uma ideia da proporção, uma nanopartícula é cerca de 80 mil vezes menor que um fio de cabelo. O esforço de pesquisa e inovação da companhia foi reconhecido pela
Finep/MCTI por meio de três editais: Finep Subvenção 2010, Pappe 2008 e Pappe 2013 (estes dois, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc).
A doutora em Química Betina Ramos e o marido Ricardo Ramos fundaram a Nanovetores em 2008, e o empreendimento já acumula patentes e artigos. O Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação é composto por doutores e pós-graduados. Entre as inovações criadas, estão produtos dos setores alimentício, têxtil, odontológico e veterinário, embora o foco seja a área de cosméticos.
“A nanotecnologia é multidisciplinar. O diferencial da empresa é que desenvolvemos tecnologia de ponta com foco em saúde e bem-estar", afirma Betina. Ela conta que as partículas são de origem natural e biodegradável, o que auxilia a preservação da natureza e reduz possíveis efeitos nocivos aos usuários e ao meio ambiente.
Ação rápida
Diferentemente de produtos que demoram meses e até anos para dar resultado, os efeitos do uso da nanotecnologia podem aparecer em apenas sete dias. É o caso da cafeína encapsulada: com apenas uma aplicação do produto, o cliente já sente diferença no tratamento da celulite. Outra inovação desenvolvida são as cápsulas hidratantes, usadas em uma linha de segmento fitness da indústria de vestuário Malwee. Os ativos são liberados aos poucos em contato com a pele, o que garante o benefício em até 20 lavagens.
Em parceria com a Dublauto, que ganhou o edital Subvenção Econômica da Finep de 2007, a Nanovetores está desenvolvendo um curativo inteligente nanofuncional com materiais naturais e biocompatíveis, compreendido no projeto aprovado pelo Edital de Subvenção Econômica da Finep de 2010.
Texto: Ascom do MCTI, com informações da Finep