Lançado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (Sigsab) oferece uma série de dados e informações. A lista inclui: levantamento sobre estabelecimentos agropecuários, programas sociais do governo federal, população da região, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, Produto Interno Bruto (PIB) do Semiárido, dados sobre rebanhos e produção de cereais e previsão do tempo.
A primeira versão do que corresponde ao módulo básico foi lançada em 28 de abril. O propósito da ferramenta é reunir informações para agilizar e facilitar o acesso aos dados científicos sobre a região semiárida brasileira.
No Acervo Digital, podem ainda ser encontrados mapas temáticos com informações atualizadas sobre a região, índice de vegetação, biomas, informações demográficas e bacias hidrográficas, entre outros dados. Documentos históricos sobre os períodos colonial e imperial também podem ser acessados, além dos saberes e iniciativas compartilhados e popularizados desde 2011 pelo programa Semiárido em Foco e das experiências de convivência captadas pelo Semiárido em Tela.
Leia mais.
Texto: Ascom do Insa