Na manhã deste sábado (17), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) convida grupos familiares para o segundo Encontro em Família, que desde março vem promovendo a aproximação do público com a instituição. Neste mês de maio a atividade tem como tema “Museu e coleções: as famílias criam conexões”, escolhido para comemorar a Semana Nacional de Museus, que se encerra no domingo (18).
O público será convidado a refletir sobre a relação entre colecionismo e família, além de participar de outras atividades no Parque Zoobotânico, em Belém. Neste segundo encontro, os grupos serão estimulados a refletir sobre a prática do colecionismo a partir de sua vivência familiar. E sobre como as coleções ou museus contribuem para os valores familiares.
Saiba mais.
Turismo cultural e científico
Uma mistura de ciência, diversão, cultura e conhecimento é a proposta do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Em sua sexta edição, o circuito percorre, neste sábado (17) e domingo (18), instituições científicas e culturais do bairro da zona norte. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) é um dos organizadores evento, que encerra as atividades da 12ª Semana Nacional de Museus.
Também participam outras quatro instituições vinculadas ao Ministério, da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Observatório Nacional (ON), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
Confira a programação completa.
Olimpíada de Matemática
Encerram na terça (20) as inscrições para a 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). As escolas devem fazer o cadastro pela internet na página da competição. As inscrições são gratuitas.
Na última edição, em 2013, a OBM envolveu a participação de mais de 200 mil estudantes e seus professores. A olimpíada é dividida em quatro níveis e é aberta aos estudantes dos ensinos fundamental (a partir do 6º ano), médio e universitário de todas as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas em todo o país.
A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e de outras instituições.
Mais informações no site www.obm.org.br.
Inovação
A partir de domingo (18) até quarta-feira (21) acontece a 8ª reunião anual do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O encontro tem por objetivo compartilhar, analisar, desenvolver e propor modelos de gestão da inovação que proporcionem um salto de magnitude nos indicadores de inovação das Instituições de Ciência e Tecnologia brasileiras (ICTs).
O evento tem como público alvo gestores de inovação e representantes de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) dessas instituições. Também participam gestores públicos, secretários estaduais de Ciência e Tecnologia, dirigentes de agências de fomento, especialistas estrangeiros, dirigentes de instituições acadêmicas.
A iniciativa é promovida pelo Fortec e tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), entre outras instituições.
Saiba mais.
Exposição
Apresentar o futuro das tecnologias de aprendizagem, com um ambiente virtual e simuladores 3D. Essa é a proposta da exposição Tecnologias Educacionais Senai. A mostra percorrerá 25 cidades brasileiras e estará, até este sábado (17), em Boa Vista (RR), e de domingo (18) ao dia 24 de maio, em Salvador (BA).
Na exposição os visitantes podem conhecer 12 novas tecnologias e entender melhor como deve ser o futuro da educação profissional. O espaço também conta com recursos de interatividade aplicados à educação e conteúdos que unem saberes acadêmicos e práticos. Além disso, o público pode conferir equipamentos e ferramentas educacionais.
Saiba mais.
Política científica
A Coordenação de História das Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins e o Programa de Pós-Graduação em História promovem, na quinta-feira (22), no Rio de Janeiro, o 3º Seminário Internacional sobre a Política Científica e Circulação Internacional de Cientistas.
O evento terá início com a mesa-redonda “As expedições naturalistas e o Império Brasileiro”. O encontro também contará com conferências e debates e pretende confrontar essas diferentes formas de circulação de cientistas que, em última instância, contribuiram para o avanço em várias áreas das ciências.
Mais informações no site do Mast.
Educação ambiental
Com o objetivo de promover a reflexão sobre questões ambientais contemporâneas e suas implicações locais e globais, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), promove, na segunda-feira (19), em Manaus (AM), o workshop “Abordagens metodológicas para trilhas interpretativas”.
As atividades serão direcionadas aos servidores, bolsistas, estagiários e colaboradores da Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAS/Lapsea) e da Coordenação de Extensão (Coex), preferencialmente aos que atuam no Bosque da Ciência e na Coordenação de Tecnologia Social (COTS).
As inscrições podem ser feitas pelos e-mails driterra@gmail.com e nandareis.bio@gmail.com.
Leia mais.
Grafenos
A programação de colóquios do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) terá, na terça-feira (20), às 16h, a participação do pesquisador Caio Lewenkopf, que falará sobre os grafenos e suas propriedades exóticas.
Lewenkopf é professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF) e desenvolve pesquisa em física teórica, com ênfase em física da matéria condensada. Doutor em física pela Universidade de Heidelberg e pós-doutor no Instituto Max-Planck de Heidelberg, ele foi diretor científico do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e do Centro de Nanociência e Nanotecnologia Cesar Lattes.
A programação do Ciclo de Colóquios do CBPF é semanal, aberta e franqueada ao público.
Saiba mais.
Preservação digital
Termina na sexta-feira (23), o prazo para o encaminhamento de trabalhos para a 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (Confoa). O evento acontece de 6 a 8 de outubro de 2014, na Universidade de Coimbra, em Portugal.
A conferência é uma realização da universidade portuguesa, em parceria com o Ministério da Ciência e Educação de Portugal e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI). Nessa quinta edição, o evento promove a discussão, produção e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisa sobre o acesso aberto, servindo de catalisador à disseminação de políticas, investigação e desenvolvimento na área.
Mais informações neste link.
Extração de minerais
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizará, nesta terça-feira (20), em Brasília (DF), um seminário para discutir a "Modernização da produção de carvão vegetal". Durante o evento, serão debatidas onze notas técnicas produzidas pelo centro para subsidiar um documento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) sobre o tema.
A ideia é revisar o Plano Setorial de Redução de Emissões da Siderurgia Brasileira, seguindo o que foi proposto pelo Acordo de Copenhague, assinado na 15ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-15). O encontro atualizará e trará novas contribuições para o trabalho que foi concluído pelo Centro em 2010.
No site do CGEE há mais informações sobre o evento.
Seleção de profissionais
O projeto Opções de Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Setores Chave do Brasil contrata um coordenador, dois consultores de planejamento, três consultores de pesquisa e três consultores de pesquisa avançada. É necessários que os candidatos tenham experiência em energia e mudanças climáticas para o desenvolvimento de produtos.
Os prazos para as inscrições, dependendo do cargo, terminam na próxima terça (20) e quinta-feira (22). Promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente, o projeto tem o objetivo de avaliar estratégias de redução de emissões de gases estufas e estimar gastos de iniciativas de mitigação até 2050.
Mais informações sobre as vagas no site do Pnuma.
Texto: Denise Coelho - Ascom do MCTI