C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
EMC inaugura centro de pesquisa alinhado ao TI Maior
Clique para ver todas as fotos de EMC inaugura centro de pesquisa alinhado ao TI Maior
O evento de inauguração, no Rio de Janeiro. Foto: Davi Fernandes/Ascom do MCTI
14/05/2014 - 20:58

O secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgilio Almeida, participou nesta quarta-feira (14) da inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Richard e Maureen E. Egan, da EMC Corporation, com foco em big data – armazenamento e uso de grande volume de dados. O evento foi realizado no Parque Tecnológico UFRJ, no Rio de Janeiro.   

 

A companhia assinou um memorando de intenções com o MCTI para construção do centro em fevereiro do ano passado. É o primeiro dos quatro centros globais de pesquisa e desenvolvimento (P&D) alinhados ao Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior) a entrar em funcionamento. A atração de infraestruturas desse tipo para o Brasil é um dos eixos do TI Maior.

“Empresas, universidades e institutos de pesquisas devem se complementar nas funções do desenvolvimento científico e tecnológico do país. É nesse contexto que a inauguração do centro de P&D da EMC se insere”, analisou Virgílio Almeida.

 “O aumento de investimentos em P&D da EMC no Brasil na área de big data é importante para o fortalecimento econômico sustentável brasileiro de TI”, acrescentou. Os outros três centros globais atraídos pelo programa são os da SAP Labs Latin America, da Microsoft e da Intel.

Para o secretário, a ciência, a tecnologia e a inovação, ao lado da educação, são protagonistas do desenvolvimento sustentável do país nos campos econômico, social e ambiental. Ele acrescentou que o MCTI vem trabalhando com objetivos ousados, em colaboração com o Ministério da Educação.

Vigilio Almeida citou duas iniciativas do MCTI para o avanço da internet das coisas, termo usado para designar tecnologias que permitem ao espaço cibernético alcançar o mundo real dos objetos físicos. “A formação de recursos humanos qualificados e o fortalecimento de áreas estratégicas, em especial a área de semicondutores, são chaves para o avanço da internet das coisas”, argumenta o secretário. Ele participou de seminário sobre o assunto hoje.             

Petróleo e gás

O centro de P&D já funcionava antes da inauguração, trabalhando em projetos para a aplicação de tecnologias de armazenamento, recuperação, computação em nuvem e big data e temas ligados ao setor de petróleo e gás. “Continuaremos a investir no Brasil para desenvolver soluções de TI que possam ser utilizadas pelo setor mundial a fim de beneficiar nossos clientes ao redor do mundo”, informou o presidente mundial da Divisão de Enterprise e Middle Range Storage da EMC, Brian Gallagher.

Segundo a empresa, o centro no Rio será o hub mundial da empresa em inovação no setor de petróleo e gás.  O novo prédio vai abrigar mais de 80 pesquisadores, um centro de pesquisa aplicada, laboratórios de desenvolvimento de soluções e um executive briefing center. 

Também participaram da cerimônia o reitor em exercício da UFRJ, Antonio José Ledo da Cunha; o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Maurício Guedes; o governador Luiz Fernando Pezão; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio César Bueno; o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca; e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin coelho, representando o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

 

Texto: Denise de Almeida – Ascom do MCTI

Outras Imagens
O secretário Virgilio Almeida ressaltou os papéis complementares no desenvolvimento tecnológico. Foto: Davi Fernandes/Ascom do MCTI
O secretário Virgilio Almeida ressaltou os papéis complementares no desenvolvimento tecnológico. Foto: Davi Fernandes/Ascom do MCTI
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação