O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou com sucesso o lançamento do décimo foguete de treinamento intermediário (FTI) dentro da Operação Águia 1 – 2014.
O lançamento teve de ser adiado por um dia devido um problema mecânico no lançador verificado poucos momentos antes do disparo. A equipe do CLA realizou os reparos necessários, mas com o avançar das horas a janela de lançamento no dia se encerrou.
Com as condições climáticas favoráveis ao longo do dia e os ajustes realizados, o lançamento ocorreu às 15h08 de sexta-feira (9), horário de Brasília, seguindo os parâmetros de trajetória previstos.
“Operações como essas têm justamente a finalidade de testar todos os meios e manter a operacionalidade das equipes. Nesse sentido, o problema detectado foi importante para que pudéssemos treinar a operacionalidade do centro em resposta a uma falha identificada na plataforma de lançamento”, comenta o coronel engenheiro César Demétrio Santos, diretor do CLA. Além disso, com o lançamento espera-se obter a certificação e qualificação do foguete no Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).
A Operação Águia 1, iniciada em 28 de abril, foi realizada pelo CLA, organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e apoiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI).
Também apoiaram a operação a Marinha do Brasil (MB), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e o Comando de Operações Aéreas (Comgar), por meio da Segunda Força Aérea (1ª FAE) e o 1º Comando Aéreo Regional (1º Comar).
Texto: Ascom do MCTI, com informações do CLA