C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Ministro reforça importância do trabalho com fundações estaduais
Clique para ver todas as fotos de Ministro reforça importância do trabalho com fundações estaduais
Campolina entre Sergio Gargioni, do Confap, e Guilherme Sales Melo, do CNPq. Foto: Giba/Ascom do MCTI
12/05/2014 - 14:32

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, participou da abertura do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), nesta segunda-feira (12), em Brasília. Ele destacou a necessidade de colaboração entre os setores ligados à área.

“Se não trabalharmos juntos não haverá resultados”, enfatizou, na solenidade, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), que teve também a presença do presidente do Confap, Sergio Gargioni, e do diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais do CNPq, Guilherme Sales Melo. Campolina reforçou sua vontade de trabalhar com as fundações de amparo à pesquisa (FAPs), “sem as quais não vamos para a frente". 

 

O ministro acrescentou que tem se esforçado para estar presente em reuniões de diversas instituições ligadas a ciência, tecnologia e inovação (CT&I), como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), com a intenção de colher contribuições para um projeto nacional de grandes plataformas científicas e tecnológicas que deverá ser lançado ainda este ano.

“Essas plataformas serão construídas observando critérios em quatro grandes pontos: a melhoria da infraestrutura de pesquisa e de suporte à inovação no Brasil; a qualificação de recursos humanos, pois sem recursos humanos qualificados não tem futuro; o fomento, ou seja, como o governo pode fomentar essas atividades; e a inovação”, explicou o titular do MCTI.

Ele ressaltou ainda que a comunidade científica brasileira tem avançado, o que, segundo ele, é observado pelo “padrão de qualificação” atual e pelos resultados das pesquisas. “Tanto é que o nosso número de artigos indexados internacionalmente tem subido significativamente”, disse.

Fórum

Esta edição do Fórum do Confap trata de assuntos administrativos e estratégicos. Alguns dos tópicos são a cooperação entre as FAPs, o relato da tramitação de normas legais no Congresso Nacional e os desdobramentos de acordos de cooperação internacional assinados recentemente.

Um dos pontos de discussão do encontro refere-se a estruturação e gestão para operacionalizar o Fundo Newton, por meio do qual o Reino Unido aportará até R$ 33 milhões por ano ao Brasil, durante três anos. A reunião termina nesta terça-feira (13).

 

Texto: Raphael Rocha – Ascom do MCTI (atualizado às 14h46)

Outras Imagens
Entre os temas que o fórum abordará está Fundo Newton, de parceria com o Reino Unido. Foto: Giba/Ascom do MCTI
Entre os temas que o fórum abordará está Fundo Newton, de parceria com o Reino Unido. Foto: Giba/Ascom do MCTI
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação