Uma parceria entre o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI), e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro contribui para a melhoria da qualidade dos exames de mamografia realizados na cidade.
O instituto avaliou, nos últimos cinco anos, os serviços contratados pela prefeitura, fornecendo relatórios sobre itens que devem ser cumpridos do ponto de vista técnico. Realizado no país em aproximadamente 4 milhões de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o exame auxilia no diagnóstico precoce e preciso do câncer de mama no Brasil.
O IRD avaliou 13 serviços nos últimos cinco anos, analisando os equipamentos de mamografia convencional ou digital, processadoras dos filmes, entre outros itens, para identificar se os níveis de doses de radiação estão dentro dos valores recomendados. Os itens não conformes são apontados, possibilitando que as clínicas melhorem seus serviços. Se os requisitos não forem atendidos, a prefeitura pode descredenciar o serviço contratado.
“O objetivo é melhorar a qualidade do serviço oferecido”, explica o pesquisador Claudio Domingues, da Divisão de Física Médica do instituto. Para Célia Coutinho, também pesquisadora na área, o trabalho realizado traz um benefício muito grande para a população, além dos treinamentos oferecidos para os profissionais envolvidos.
Leia mais.
Texto: Ascom do IRD