O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) participa, de segunda-feira (12) a sexta-feira (18), da 12ª Semana de Museus, promovida em todo o Brasil. A iniciativa comemora o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, criado em 1977.
Na ocasião, o Mast oferecerá uma programação diversificada, entre terça-feira (13) e domingo (18), a um público de todas as idades no Rio de Janeiro. Os visitantes poderão observar o Sol, de forma segura – através de filtros, projetores ou telescópios – e o céu noturno com uma luneta centenária e telescópios modernos.
Em sessões do planetário digital, conduzidas por um mediador, será possível visualizar astros e seus movimentos, conhecer galáxias e nebulosas, além aprender mais sobre as constelações.
Acesse a programação da 12ª Semana de Museus para o Rio.
Células-tronco
A pesquisadora Lygia da Veiga Pereira é a convidada do colóquio sobre o tema "Células-tronco pluripotentes em pesquisa, terapia e farmacologia", que acontece na terça-feira (13), às 16h, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), no Rio de Janeiro.
Serão discutidas as várias aplicações de um tipo especial de células-tronco, as pluripotentes – únicas capazes de dar origem a células de qualquer tecido do corpo. Além de serem fonte de tecidos para transplantes, elas podem ser usadas para o desenvolvimento de novos fármacos e, além disso, são uma poderosa ferramenta de pesquisa básica voltada a entender o desenvolvimento embrionário do ser humano.
Lygia da Veiga Pereira é doutora em genética molecular pela City University of New York e atua como professora titular chefe do Laboratório Nacional de Células Tronco Embrionárias do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).
A programação do Ciclo de Colóquios do CBPF é semanal, aberta e franqueada ao público. Saiba mais.
Popularização da ciência
“Caboquinho no Bosque da Ciência”. Este é o tema da exposição do quadrinista Eunuquis, que está em cartaz, até quinta-feira (15), no Paiol da Cultura, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus.
A exposição mostra uma parte do trabalho produzido pelo artista nos últimos seis anos e traz o personagem Caboquinho e sua turma em aventuras com temas e cenários regionais com o objetivo de propagar a cultura amazonense.
A exposição conta também com a participação de outros artistas locais, como o cartunista Romahs, Jean Okada, Gusmão Regis, Everton Souza e Gabriel Campelo, e dos artistas de São Paulo, Mario Cau e Baptistão.
Embrapii
Termina na quinta-feira (15) o prazo para instituições científicas e tecnológicas manifestarem interesse em participar do primeiro edital da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Sob contrato de gestão com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), a organização social libera R$ 260 milhões para estimular o setor industrial a inovar.
As unidades credenciadas devem firmar compromisso com a Embrapii para contratar e executar projetos de inovação por um período de seis anos. A organização social contribui com, no máximo, um terço do valor global das iniciativas, enquanto as empresas parceiras precisam investir a mesma parcela, no mínimo. O valor restante é de responsabilidade da ICT.
Na página da chamada pública, podem ser baixados, além do texto do edital, o manual de operação das unidades, que define conceitos, critérios e procedimentos para a aplicação dos recursos financeiros; o modelo de carta de manifestação de interesse; e o documento Plano de Ação, ente outras informações.
História
Também na quinta, terminam as inscrições de trabalhos para o Simpósio Temático Representações do Território, Ciência e Nação. A atividade faz parte da programação do 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, que será realizado de 08 a 14 de outubro em Belo Horizonte, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Coordenado pelo Mast, o simpósio é promovido desde 1986 e congrega pesquisadores de diversos países e especialidades. Entre as atividades previstas estão conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos, painéis de iniciação científica, lançamento de livros e eventos culturais.
Saiba mais.
Obmep
Encerra-se na sexta (16) o período de inscrição para o Programa Obmep na Escola. Voltado para os professores das escolas públicas, o programa objetiva estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da Obmep, tais como provas e bancos de questões.
A ação é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e será promovida em três etapas. Pelas atividades desenvolvidas os selecionados receberão uma bolsa, por mês, no valor de R$ 765, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante três anos.
No site da olimpíada os interessados podem encontrar o regulamento do programa.
Propriedade intelectual
Na sexta também terminam as inscrições para o curso Busca de Literatura Técnica Especializada em Propriedade Intelectual e Inovação: Subsídios para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).
Promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o curso será realizado, nos dias 28 a 30, com o objetivo de capacitar profissionais para a busca de fontes de informação especializadas em matéria de propriedade intelectual (PI), como subsídios para os processos de gestão dos núcleos.
As inscrições podem ser feitas pela internet. Mais informações por e-mail ou neste endereço.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI