Começa na segunda-feira (12) uma série de encontros (Joint Road Show, em inglês) dos parceiros internacionais do programa Ciência sem Fronteira (CsF) com o objetivo de levar informações sobre as oportunidades de estudo no exterior.
Os encontros serão realizados até o dia 23 em universidades no Ceará, em Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Parceiros do programa CsF na Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, França, Holanda, Nova Zelândia e Suíça visitarão as universidades para um ciclo de palestras informativas. Os alunos terão ainda a chance de receber orientação direta dos representantes das instituições de ensino de cada país, para escolher o programa que desejam cursar pelo CsF (Graduação Sanduíche, Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Mestrado Profissional).
Sobre o CsF
O Ciência sem Fronteiras é um programa dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e à inovação.
Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
Texto: Raphael Rocha – Ascom do MCTI, com informações do CsF