“Cuidar da terra, alimentar a saúde, cultivar o futuro”. É com esse tema que o 3º Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) deve reunir cerca de 2 mil pessoas, dentre elas 70% de agricultoras e agricultores, de sexta-feira (16) ao dia 19, em Juazeiro (BA). O 3º ENA é promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), rede composta por organizações, redes regionais e movimentos sociais de abrangência nacional e regional.
O evento, organizado para dar respostas à questão “Por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?”, inclui seminários, debates e atividades culturais. Exemplos concretos previamente sistematizados por participantes do ENA em suas regiões de origem serão a base para o debate em torno dessa questão. O objetivo dos encontros prévios foi contribuir para criar espaço de organização e cobrança de políticas públicas, fundamentais para a expressão democrática de diversos setores da sociedade civil.
Na Paraíba, o evento preparatório foi realizado na quarta-feira (7), em Lagoa Seca, com a presença de integrantes das organizações que compõem a Articulação Semiárido Paraibano (ASA-PB), que representarão o estado no ENA.
Texto: Ascom do MCTI, com informações da ASA-PB