Um novo ciclo do ouro tem despertado atenções para o estado de Minas Gerais. Em vez das minas de pedras preciosas tão cobiçadas nos séculos 17 e 18, a região tem revelado riquezas na área das ciências extas, com a descoberta dos jovens talentosos da matemática. Dos 500 alunos que serão premiados, nesta quarta-feira (7), no Rio de Janeiro, com medalhas de ouro pelo desempenho alcançado nas provas da nona edição da Olimpíada Brasileira de Matemáticas das Escolas Públicas (Obmep), no ano passado, 149 são de cidades mineiras.
Dividida em duas fases, a Obmep 2013 teve a participação de 18 milhões de alunos de mais de 47 mil escolas. Como aconteceu na edição anterior, Minas Gerais manteve o primeiro lugar no ranking geral da olimpíada. Além da capital Belo Horizonte - que conquistou 19 medalhas de ouro - outras cidades mineiras também se destacaram, como é o caso de Dores do Turvo, Conceição dos Ouros, Inhapim, Araxá e Bom Despacho, que conquistaram quatro medalhas de ouro cada.
Segundo o coordenador geral da Obmep, Claudio Landim, o desempenho superior do estado mineiro em número de medalhas em relação à quantidade de inscritos tem sido verificado desde a primeira edição, em 2005, e pode ser explicado pela característica de suas escolas, onde a “qualidade do ensino é nitidamente melhor na comparação com outros estados”.
Landim cita, ainda, o exemplo de municípios do interior do Brasil, como é o caso de Dores do Turvo, cidade localizada na Zona da Mata mineira, que alcançou notoriedade nacional pelo resultado excepcional de seus alunos. O coordenador atribui o resultado à dedicação dos professores e da diretoria da escola, que passaram a preparar os alunos com material didático disponibilizado pela Obmep e a implantar iniciativas de incentivo, como outras premiações internas, para estimular a participação e o envolvimento dos estudantes.
“Isso acaba tendo repercussão em toda a escola”, avalia.
A Obmep é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Destaques regionais
Além de Minas Gerais, os craques da matemática também foram revelados em outras regiões do país. Cinco estados tiveram aumentos significativos em relação ao número de medalhas de ouro na comparação com a edição anterior. Destaque para o estado do Rio de Janeiro – que passou de 43 em 2012 para 54 em 2013.
Os estudantes de Santa Catarina também tiveram resultados mais exitosos. O número de medalhistas de ouro pulou de 19 para 26 - com destaque para a cidade de Joinville, onde sete alunos serão contemplados. Também mais que dobraram seus números o estado do Espírito Santo – que passou de cinco para 11 medalhistas de ouro – e o Piauí - que foi de três para sete. Já Pernambuco passou de 5 para 8 medalhas de ouro.
Entre as capitais, em número de medalhas de ouro, a cidade do Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar na Obmep, com 45 medalhistas; seguido de Belo Horizonte (19); Porto Alegre (14); Brasília (12); Curitiba (11); São Paulo (11); e Fortaleza (10).
Ao todo 6 mil alunos serão premiados, neste ano, com medalhas pelos resultados obtidos na edição de 2013, sendo 500 de ouro, 900 de prata e 4,6 mil de bronze. Todos ganham bolsas do Programa de Iniciação Científica (PIC-Obmep), concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) que estão em fase de implementação.
Sobre a Obmep
Criada em 2005, a Obmep tem como objetivos estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. Os alunos premiados com medalhas de ouro são tradicionalmente homenageados em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, sede Impa.
A olimpíada é uma atividade voltada para estudantes do ensino médio e fundamental. É realizada em duas fases: na primeira, todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série) até o 3º ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras são incentivados a participar. Cerca de 5% dos estudantes com melhor pontuação são selecionados para segunda etapa.
Também são premiados professores, escolas e secretarias de Educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Obmep, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI, com informações complementares do Impa