Na segunda (5) e na terça-feira (6), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promove o 15º Workshop RNP (WRNP), em Florianópolis. O evento é voltado para a comunidade de pesquisa em tecnologias de informação e comunicação (TICs) e atrai também representantes do governo e de empresas do setor.
Com o tema "Infraestruturas definidas por software", o encontro pretende discutir e apresentar as novas arquiteturas e tecnologias que possibilitam a programação das infraestruturas virtualizadas em centros de dados (servidores, redes e armazenamento), como as redes definidas por software (SDNs), centro de dados definido por software (SDDC) e armazenamento definido por software (SDS).
As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento. Além de palestras com especialistas, haverá demonstrações tecnológicas de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) financiados pela RNP, entre eles os grupos de trabalho (GTs). As palestras também serão transmitidas online.
Mineração
O projeto Terças Tecnológicas do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) terá a palestra, na terça-feira (6), do pesquisador Cássio Barbosa. Tecnologista da área de Ensaios em Materiais e Produtos da instituição, ele abordará a temática de livro de sua autoria: Metais Não Ferrosos e Suas Ligas – Microestrutura, Propriedades e Aplicações.
A publicação pretende preencher uma lacuna bibliográfica na formação de engenheiros, já que as ligas de metais não ferrosos – aquelas com menos de 50% de ferro na composição – possibilitam aplicações especiais e produtos industriais de alto valor agregado, como turbinas e implantes ortopédicos de alta resistência.
As inscrições são gratuitas. A publicação será lançada após palestra, no Rio de Janeiro. Saiba mais.
Conservação de alimentos
O Instituto Mamirauá é um dos dez finalistas do Desafio de Impacto Social Google. A organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) concorre com o projeto Gelo Solar: Tecnologia para Conservação de Alimentos em Comunidades Isoladas da Amazônia. O período de votação do público vai até quinta-feira (8).
Caso seja vencedor, o Mamirauá e o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP) vão usar uma máquina de gelo solar inovadora, que não precisa de baterias, para resolver o problema da conservação de alimentos e comercialização do pescado em comunidades amazônicas.
Conheça os finalistas e vote.
Propriedade intelectual
O NIT Mantiqueira começa na sexta-feira (9) mais uma edição do Ciclo de Capacitação Segurança Jurídica em Propriedade Intelectual, realizado em parceria com a Associação Brasileira dos Executivos de Licenciamento (LES Brasil), que integra a Licensing Executives Society (LES), presente em 32 países.
Em sua terceira edição, o ciclo – com inscrições encerradas – acontecerá no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), nos dias 9, 16 e 30 de maio e no dia 2 de junho. O objetivo é transmitir aos participantes informações jurídicas sobre processos de transferência de tecnologia e proteção de propriedade intelectual, com vistas à comercialização de ativos intangíveis.
Conhecimento e cultura
Na quarta (7), será realizada no Rio de Janeiro a palestra "Complexidade, convergências e intersemioses digitais na ressignificação em fluxo do conhecimento e da cultura no contemporâneo" com a pesquisadora Maria José Vicentini Jorente, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
A pesquisadora atua no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp, campus de Marília (SP). Trabalha nas áreas de informação e tecnologia, tecnologias de informação e comunicação, mídias, intersemiótica, genética de produtos de criação, hipertextualidade e webdesign.
Saiba mais.
Preservação digital
O Ibict também promove, de quarta a sexta, em Brasília, o primeiro Seminário Internacional de Preservação Digital (Sinpred), organizado pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana). O 3º Encontro da Rede Cariniana será realizado simultaneamente ao seminário.
O evento conta com a realização de seis cursos técnicos sobre aspectos da preservação digital com especialistas nacionais e internacionais. Os trabalhos estarão relacionados com a digitalização; as competências em preservação digital; a curadoria digital; as ferramentas de preservação digital; os aspectos técnicos do Lockss; e arquivemática.
Matemática
Estão abertas, até sexta, as inscrições para a 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição envolve a participação de professores e alunos das redes pública e privada de todo o país. As instituições interessadas devem fazer o cadastro mediante o preenchimento de ficha online. As inscrições são gratuitas.
A iniciativa busca promover a melhoria do ensino de matemática e contribuir para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral. Seleciona os estudantes para formar as equipes que competirão em representação do Brasil em olimpíadas internacionais, que reúnem talentos de cada país na área.
Pós-graduação
Também até sexta, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebe inscrições para o processo de seleção do Curso de Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido.
O edital do processo seletivo do curso oferece dez vagas e as aulas devem começar em agosto. As provas serão realizadas, no dia 5 de junho, em Manaus e em Rio Branco. Saiba mais.
Divulgação científica
A 13ª Conferência Internacional sobre Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia acontece entre segunda e quinta-feira em Salvador. O tema é “Divulgação da ciência para a inclusão social e o engajamento político”.
É a primeira vez que o evento é realizado na América Latina. Acesse o site.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI