A primeira consulta científica do projeto
Future Earth na América do Sul será realizada em 9 de maio, às 10 horas, na sede do instituto Nacional de pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI). O evento é organizado pelo escritório regional do International Geosphere–Biosphere Programme (IGBP), sediado no Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Inpe.
O objetivo do evento é consultar a comunidade científica brasileira sobre pesquisas prioritárias para os próximos cinco anos e, assim, subsidiar a recém-criada plataforma Future Earth de programas globais na área de mudanças ambientais. A reunião ocorrerá no auditório do Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais (IAI).
Com recursos da Aliança Global de Ciência e Tecnologia para a Sustentabilidade, o Future Earth é uma nova plataforma de pesquisas globais que proverá informações e auxiliará transformações necessárias para um mundo sustentável. Diversos programas internacionais com foco nas mudanças ambientais globais estarão reunidos, como o próprio IGBP, o International Human Development Programme (IHDP) e o Programa Diversitas, entre outros.
A plataforma pretende ser o centro internacional para coordenar abordagens interdisciplinares em três grandes temas: dinâmica do planeta, desenvolvimento global e transformações em direção à sustentabilidade. Será também uma plataforma para a disseminação do conhecimento, estando aberta para pesquisadores de todas as áreas das ciências naturais, humanas e exatas, além de representantes de organizações sociais e tomadores de decisão.
Texto: Ascom do Inpe