Fortalecer o potencial de inovação no interior do Amazonas. Esse é um dos objetivos da Incubadora Mamirauá que foi inaugurada em Tefé (AM) nesta quarta-feira (24). A incubadora de empresas faz parte do plano de incentivo à inovação no estado promovido pelo Projeto Aliança, que une ações do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI); o Instituto Mamirauá, organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); a Fundação Amazonas Sustentável (FAS); e o Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide).
De acordo com a coordenadora geral do Projeto Aliança, Rosângela Bentes, a inauguração faz parte da estratégia de interiorização das ações de inovação no Amazonas. “Com a direção do Instituto Mamirauá, a incubadora em Tefé vem para apoiar novos investimentos e estimular o empreendedorismo. Essa ação segue uma política de governo baseada em promover a inovação”, disse Bentes.
A inauguração da incubadora ocorreu durante a cerimônia em comemoração aos 15 anos de atividades do Instituto Mamirauá. Para o coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias Sustentáveis do Instituto Mamirauá, Josivaldo Modesto, a incubadora irá gerar oportunidades para empreendedores não apenas de Tefé, mas de municípios próximos. “Com a incubadora vamos interagir com a sociedade no sentido de desenvolver a região. Podemos visualizar o sucesso de novas empresas, associações comunitárias e cooperativas”, disse.
O Projeto Aliança proporciona, dentre outras coisas, um estímulo ao empreendedorismo no interior e levar a experiência e a implantação de novas incubadoras estimulando o negócio sustentável naquelas localidades. O projeto também permite a elaboração do planejamento estratégico da rede, a avaliação do diagnóstico empreendedor, dinamização da cultura empreendedora na região, além de articular ações de interação e acesso às tecnologias dos parceiros.
Texto: Daniel Jordano – Ascom do Inpa