Foi lançado em Brasília o livro Peld – CNPq: Dez Anos do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração do Brasil: Achados, Lições e Perspectivas. O lançamento, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), teve a presença do presidente da agência de fomento, Glaucius Oliva.
No evento, nesta segunda-feira (14), Oliva felicitou os organizadores Marcelo Tabarelli, Carlos Frederico Duarte da Rocha, Helena Piccoli Romanowski, Odete Rocha e Luiz Drude de Lacerda. Também ressaltou a importância do Peld para o Brasil.
“É emblemático estarmos lançando este livro aqui no CNPq. Atualmente é raro um programa durar tanto tempo e continuar sendo relevante. As coisas tendem a ser muito cíclicas”, disse o presidente da agência. Ele destacou as contribuições do programa para o patrimônio natural brasileiro: “Nós temos uma diversidade enorme no nosso país. E era fundamental que nós, por meio de vocês, especialistas, aprendêssemos sobre esse grande patrimônio, que são os nossos diferentes biomas”.
O professor Marcelo Tabarelli, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresentou a publicação como instrumento para compreensão dos desafios futuros. “Esta obra é bastante ambiciosa na medida em que procuramos ir além dos principais achados, fazendo uma reflexão sobre a história do programa e como ele vem operando”, disse. “Isso a coloca como uma ferramenta fundamental para entendermos os desafios da sustentabilidade.”
Leia mais.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do CNPq