No Semiárido em Foco desta sexta-feira (11), serão discutidas experiências de cooperativas de catadores de materiais recicláveis no processo de gestão dos resíduos sólidos. A atividade terá a participação da pesquisadora Josilene Barbosa do Nascimento, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e de representantes de diferentes cooperativas de materiais recicláveis que atuam no município de Campina Grande (PB).
As cooperativas de catadores de materiais recicláveis ajudam a reduzir o problema do volume de resíduos sólidos gerados pela sociedade contemporânea. A pesquisa a ser apresentada demonstra que, apesar da importância do trabalho dos catadores como agentes de reversão dos produtos consumidos, o segmento ainda não obteve o devido reconhecimento social, e a atividade que desenvolvem ocasiona situações de estigmatização e invisibilidade social.
Inclusão social
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.305, de 2010, marcou o início de uma articulação institucional envolvendo União, estados e municípios, setor produtivo e sociedade civil na busca de soluções para os problemas causados pelos resíduos, que comprometem seriamente a saúde ambiental.
A legislação prevê que o poder público deverá adotar medidas voltadas à implantação da coleta seletiva com participação de cooperativas ou outras formas de associação formadas por pessoas de baixa renda; à eliminação e recuperação de lixões, associadas à inclusão social e à emancipação econômica de catadores; e sua integração nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
Acesse a página do Programa Semiárido em Foco.
Texto: Catarina Buriti – Ascom do Insa