Manaus sedia, nesta quinta-feira (27), o Simpósio sobre o Desenvolvimento Econômico Sustentável e Adaptação às Mudanças Climáticas no Amazonas: Oportunidades de Cooperação entre Brasil e EUA.
O objetivo é incentivar as relações entre as instituições de ensino, empresas e órgãos dos governos do Amazonas e a Universidade do Tennessee. O simpósio é destinado a estudantes, pesquisadores e público em geral, especialmente, gestores e servidores públicos ligados às áreas de pesquisa abordadas.
O evento é uma parceria entre Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Professores da Universidade do Tennessee estiveram na manhã desta quarta-feira (26), no Inpa, em reunião preparatória ao simpósio. Participaram o diretor substituto do instituto, Estevão Monteiro de Paula, e coordenadores gerais.
De acordo com Monteiro de Paula, a unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ampliou nos últimos anos sua capacidade institucional de cooperação. “Cada dia mais estamos nos estruturando para ampliar essas cooperações no sentido de colaborar para o avanço da produção científica na Amazônia”, destacou.
Workshop realizado nesta semana apresentou resultados preliminares de estudos que indicam a probabilidade de que as mudanças no clima impactem o crescimento de peixes como o tambaqui e a infestação de plantas como a seringa-barriguda por pragas.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do Inpa